O Jogo

VAR gera desconfian­ça

30,7% dos inquiridos esperavam mais e 19,4% acham que cria novos problemas

- DUARTE TORNESI

Tendência pessimista acompanha críticas de clubes e técnicos. Apreciação positiva fica-se pelos 35,3%, entre os que o consideram uma boa ajuda (28,5%) e a solução para a crise na arbitragem (6,8%)

Novidade absoluta na temporada 2017/18, a introdução do videoárbit­ro (VAR) tem sido tudo menos discreta e o debate relativo às suas regras, funcioname­nto e atuação tem feito parte do quotidiano nacional desde a primeira jornada da Liga. Apesar dos elogios das entidades responsáve­is, o VAR suscita uma onda de desconfian­ça junto dos adeptos.

É essa, pelo menos, a conclusão que resulta do Termómetro Desportivo efetuado nos dias 7 e 8 de setembro: 30,7% das pessoas consultada­s admitiram que esperavam mais da tecnologia de auxílio aos árbitros, quando confrontad­as com a questão exclusiva de O JOGO sobre a primeira impressão deixada pelo VAR. A opinião dos adeptos bate certo com a de alguns treinadore­s, como Sérgio Conceição (FC Porto) ou Vítor Oliveira (Portimonen­se), que na última jornada apontaram algumas falhas ao sistema.

Uma fatia consideráv­el dos inquiridos (19,4%) de um universo composto por 39,6% de adeptos do Benfica, 29,7% do Sporting, 20,8% do FC Porto e 9,9% de outros clubes vai ainda mais longe e classifica o VAR como um novo “problema” para a arbitragem.

As opiniões pessimista­s sobre este tema que tanta polémica tem criado acabam contrabala­nçadas pelos 28,5% de inquiridos deste Termómetro Desportivo que consideram o VAR um bom auxílio para o trabalho dos árbitros portuguese­s. No entanto, apenas 6,8% dos inquiridos acham que esta inovação vai resolver todos os problemas existentes na arbitragem, percentage­m que não chega para uma taxa de aprovação positiva global ao VAR, que “nada disse” a 14,6% dos consultado­s.

 ??  ?? da tecnologia taxa de aprovação
Chumbo: 50% está abaixo dos auxílio aos árbitros
de
da tecnologia taxa de aprovação Chumbo: 50% está abaixo dos auxílio aos árbitros de
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal