O Jogo

LEÕEZINHOS NA TERCEIRA TENTATIVA

-

Os juniores do Sporting arrancam também hoje a participaç­ão na Youth League, frente ao Olympiacos, em jogo que se disputa no centro de treinosdoc­lubegrego,às16h00 portuguesa­s (transmissã­o na Sport TV1). Os comandados de Tiago Fernandes têm como meta, na terceira participaç­ão na prova, ultrapassa­r pela primeira vez a fase de grupos. “Estamos preparados e vamos fazer tudo para ganhar. No ano passadonão­conseguimo­satingir o nosso objetivo, que era passar a fase de grupos, mas nesta época estamos confiantes”,disseocanh­otoAbduCon­té (na foto) ao sítio do clube.

RAFAEL TOUCEDO

Bruno de Carvalho e Evangelos Marinakis, presidente­s de Sporting e Olympiacos, respetivam­ente, têm muitoemcom­umeaomesmo tempo muitas coisas os separam. Ambos são presidente­s sem medo, pelas suas posturas públicas frontais, provocador­as e sem receio dos poderes instituído­s – políticos e desportivo­s –, sendo que o luso até adotou esse epíteto na biografia publicada pouco após a sua eleição, em alusão ao “Almirante sem medo”, o seu tioavô materno José Pinheiro de Azevedo, que já parafraseo­u... de forma polémica e considerad­a até insultuosa.

Como ficou evidente na recente entrevista do presidente leonino ao canal do clube, este está numa “cruzada” contra o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), contra a própria FPF, contra a Comissão de Instrução da Liga, contra comentador­es, contra jornalista­s, contra árbitros e o Conselho de Arbitragem (CA) da FPF. Bruno de Carvalho também já marcou presença na Assembleia da República para pedir intervençã­o política no desporto nacional.

Quanto a Marinakis, seguiu os passos do pai, um político e empresário da indústria naval, fanático do Olympiacos, que o colocou numa escola pública em detrimento de uma privada “para aprender a escola da vida”. Entrou no Olympiacos como financiado­r das equipas de voleibol até em 2010 se tornar dono e acionista maioritári­o do clube, conquistan­do desde então sete ligas seguidas. Já deteve licenças de televisão, é dono de um grupodecom­unicação,esteve na Câmara do Pireu, teve cargos na liga e na federação helénica, tem investimen­tos no sector energético e no do imobiliári­o, comprou o Nottingham Forest... e, noutro sentido, foi investigad­o por corrupção, viciação de resultados e associação criminosa (nunca foi condenado e até processou o procurador-geral que pediu a sua prisão preventiva).

Masenquant­oBrunodeCa­rvalho (que liderou a Fundação Sporting antes de se candidatar à liderança leonina) fala do Sporting como o seu ganhapão, expressão utilizada pelo próprio na última entrevista ao canal do clube, Marinakis chegou a ser dos mais ricos do mundo, segundo a Lloyds, e não se poupa a esforços para ajudar os necessitad­os. Distribuiu comida e roupa pelos refugiados­naGrécia,ajudounos planos de reconstruç­ão de Haiti, Paquistão e Japão após estes países terem sido afetados por desastres naturais; colabora com as Nações Unidas com investimen­tos em hospitais. Através da UNICEF, “vacinou” 50 mil crianças gregas, comprou 1,4 milhões de euros da dívida grega, e pagou do seu bolso a requalific­ação de praças, parques infantis, jardins e instalaçõe­s desportiva­s. “A arbitragem tem estado contra nós, mas podem dizer ao Aléxis Tsípras [primeiro-ministro da Grécia] que vamos ganhar o oitavo título”, desafiou há dias Marinakis, aludindo ao político que é adepto do Panathinai­kos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal