O Jogo

Sérgio ataca a estreia perfeita

Treinador faz o primeiro jogo da carreira na UEFA. Mourinho e Co Adriaanse perderam de azul e branco

- BRUNO FILIPE MONTEIRO

Conceição fez parte do plantel portista que venceu a Liga dos Campeões em 2003/04, mas não pôde ser utilizado por já ter alinhado pela Lázio. Agora, tenta conquistar a Europa como treinador

À sétima época como treinador principal, Sérgio Conceição prepara-se para cumprir o primeiro jogo nas competiçõe­s organizada­s pela UEFA. A estreia tem como palco a maior das provas (Liga dos Campeões), na qual só uma minoria de técnicos do FC Porto se pode gabar de ter debutado com uma vitória desde 1992/93, altura em que a fase de grupos foi introduzid­a na Champions. Se o conseguir, será apenas o sexto, num total de 14. José Mourinho e Co Adriaanse, por exemplo, não o conseguira­m. Mourinho, contudo, teve como primeiro adversário o Real Madrid, em 2001/02, quando assumiu o comando da equipa azul e branca por troca com Otávio Machado. Duas temporadas depois, porém, acabaria por vencê-la, naquela que foi a mais recente conquista dos dragões na competição. Curiosamen­te, Conceição fez parte desse plantel a partir de janeiro, mas não pôde ser utilizado na liga milionária, pelo facto de até dezembro ter alinhado pela Lázio (fez cinco jogos).

Enquanto jogador, Conceição participou em cinco edições da Champions. A primeira foi em 1996/97 e a estreia até aconteceu no encontro em que a equipa de António Oliveira surpreende­u a Euro- pa, vencendo, em San Siro, o Milan, por 3-2. Ao todo, o antigo extremo apareceu em 36 jogos (FC Porto, Lázio e Inter), tendo vencido metade (18), empatado 11 e perdido apenas sete. Golos fez dois, ambos em 1999/2000, pela Lázio, ao Maribor e ao Marselha.

 ??  ?? Sérgio entrou bem e agora ataca o desafio europeu
Sérgio entrou bem e agora ataca o desafio europeu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal