O Jogo

É só manter a tradição

FC Porto tem um saldo altamente favorável contra equipas turcas; são seis vitórias, dois empates e zero derrotas

- MANUEL CASACA

Besiktas, Fenerbahçe e Denizlispo­r são as três equipas turcas que o FC Porto defrontou na UEFA. Além de nunca ter perdido nenhum jogo, os dragões marcaram 20 golos e sofreram sete

No dia em que inicia a 22.ª campanha na fase de grupos da Liga dos Campeões, a sétima consecutiv­a, nada melhor do que encontrar uma equipa turca para entrar com o pé direito na competição. O Besiktas está longe de ser um adversário fácil para a equipa treinada por SérgioConc­eição,longedisso,mas a história diz que o FC Porto se dá muito bem com adversário­s turcos, com quem nunca perdeu em oito jogos disputados. Mas mais do que dividir os pontos, aos dragões interessa entrar a ganhar e nesse aspeto a história dos confrontos com equipas turcas também é favorável aos dragões. São seis vitórias,trêsdelasc­ontraoBesi­ktas. Fenerbahçe, em 2008/09 (2-1 em Istambul e 3-1 no Dragão), e Denizlispo­r, em 2002/03 (6-1 no Porto), também entraram nos registos vitoriosos dos azuis e brancos.

Com três triunfos em quatro jogos nos duelos com o Besiktas, o FC Porto apenas cedeu um empate contra este mesmo adversário. Tal aconteceu na temporada de 2009/10,noDragão,numjogo em que Falcao inaugurou o marcador, aos 36 minutos, e Nihat empatou, aos 62’.

O Besiktas tem-se dado mal com o FC Porto, mas com as restantes equipas portuguesa­s o saldo também não é muito melhor. No total, são nove jogos, apenas duas vitórias das “águias negras” e dois empates. A título de curiosidad­e refira-se, aliás, que faz hoje exatamente­umanoqueoB­esiktas jogou em Portugal, tendo defrontado o Benfica, na Luz. Cervi deu a vantagem aos encarnados, mas o brasileiro Talisca, que hoje volta ao Dragão, empatou aos 90+3’.

 ??  ?? A cumprir castigo, Aboubakar é o grande ausente na equipa do FC Porto
A cumprir castigo, Aboubakar é o grande ausente na equipa do FC Porto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal