O Jogo

Doumbia é o mais rentável

André Martins: “Gelson está ao nível de Real ou Barça”

- RAFAEL TOUCEDO

O Sporting já tinha provado o veneno do marfinense, pelo qual pagará um total de 7,2 M€. A sua contrataçã­o permite a Jorge Jesus mudar a estratégia nos jogos grandes ou fora de casa

O golo de Doumbia que abriu caminho à vitória leonina no Pireu, no campo do Olympiacos, torna o marfinense no jogador mais eficaz da equipa, tendo em conta o número de festejos que já protagoniz­ou e os minutos disputados. Com dois golos marcados (um em cada titularida­de com a camisola verde e branca) em cinco jogos, nos quais esteve182’emcampo,Doumbia marca um golo a cada 91’.

O registo do camisola 88 bate a concorrênc­ia por larga margem. Os principais perseguido­res, apesar de terem apontado mais golos, ficam atrás do avançado pois também somam mais minutos de jogo. Bruno Fernandes, com cinco golos esta época, marca a cada 110’; Bas Dost, também com cinco tentos, precisa de 119’ para marcar; Gelson, com quatro, remata certeiro a cada 138’, enquanto os restantes jogadores que já faturaram esta temporada (Acuña, Adrien, Coates e Battaglia, todos com um golo), estão muito atrás na relação golos/minutos.

E o experiente atacante, de 29 anos, é já o mais rápido leão a marcar em 2017/18, tendo efetuado apenas seis remates nos cinco jogos em que participou, o que dá um golo a cada três tentativas (segundo os dados estatístic­os do sítio “SofaScore”).

Os dois golos de Doumbia, na qualificaç­ão para a Liga dos Campeões e depois na fase de grupos, revelam também a sua apetência para atirar a con- tar na prova milionária: em 28 jogos na fase final da Champions, Doumbia já vai em 15 golos. E o Sporting até já provoudove­nenodomarf­inense, pois no play-off de 2015/16, nos dois jogos contra o CSKA de Moscovo, o avançado foi decisivo para a eliminação dos leões, pois bateu Rui Patrício três vezes (e falhou ainda um penálti).

Doumbia, emprestado com opção de compra obrigatóri­a num negócio que custa aos leões 7,2 M€, é especialis­ta em contra-ataque... permitindo a Jorge Jesus fazer mudanças táticas e de estratégia de jogo em campos complicado­s, como se viu em Bucareste e Atenas, ou para jogos grandes, pelo que representa mais do que uma mera alternativ­a a Bas Dost.

 ??  ?? Marfinense
faz um golo
a cada
91 minutos
Marfinense faz um golo a cada 91 minutos
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal