O Jogo

A PIOR PONTARIA DE SEMPRE

Nunca a eficácia foi tão baixa no arranque das águias

- PAULO A. TEIXEIRA PEDRO MIGUEL AZEVEDO

Em termos defensivos, a partida com os russos deixou também um sinal de alerta: em nenhum dos sete jogos iniciais das três épocas com o atual técnico, ninguém visara tanto as redes dos encarnados

A derrota do Benfica, na Luz, frente ao CSKA (2-1) valeu aos jogadores e técnico encarnados as primeiras assobiadel­as da época, não só pelo desfecho como também pela forma descolorid­a com que as águias jogaram. As estatístic­as oficiais da UEFA acabam por mostrar em números que faltou eficácia atacante aos encarnados: 24 remates à baliza de Akinfeev e apenas um golo dá a mais baixa eficácia sob o comando de Rui Vitória (4,1%) nas sete partidas de cada arranque de época do técnico de Alverca, em que as águias faturaram. Aqui exclui-se os três jogos em que as águias ficaram em branco, com Sporting, FC Porto e Arouca, em 2015/16.

Olhando para todos os jogos em que o Benfica fez golos, sobressai que, em 2017/18, esta já é a terceira partida onde a eficácia se ficou por valores muito baixos. Tal já acontecera frente a Chaves (7,1% devido a 14 remates e um golo) e Rio Ave (11,1%), faltou pontaria aos encarnados, o que teve o custo de um empate em Vila do Conde (1-1) e uma vitória sofrida (1-0) na casa flaviense. Frente ao CSKA, também houve um preço elevado a pagar perante tantos remates que não foram bem direcionad­os, havendo aqui a óbvia atenuante de os russos se terem fechado muito e boa parte dos tiros terem de vir da longa distância, logo com mais possibilid­ades de não atingirem o alvo.

Se, no plano atacante, os encarnados ficaram longe do esperado na Liga dos Campeões, também na perspetiva defensiva os números revelam problemas sentidos pelo Benfica. Mesmo tendo sido uma equipa de pendor mais defensivo, o CSKA ainda ensaiou quinze remates, nove delesn adir eção das redes protegidas por Bruno Varela, com dois desses a atingirem o alvo.

Ora, na era Rui Vitória, nos sete primeiros embates de cada época, nunca ninguém tivera espaço para tantos remates. Apenas em 2015/16, FC Porto e Astana haviam rematado catorze vezes contra as águias.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal