O Jogo

Hoffenheim: terra pequena, clube grande

A vila que recebeu ontem o Braga tem apenas 3272 habitantes. O emblema alemão reparte a liderança com Dortmund e Hannover

- PEDRO MARQUES COSTA

O êxito do rival do Braga está ligado a dois nomes: Hopp, o homem do dinheiro, e Nagelsmann, o génio do treino e da tática. Já agora, consegue imaginar o Arouca a bater-se com o Bayern?

Hoffenheim é nome de terra pequena e de clube grande. O quarto classifica­do da última edição da Bundesliga, que ainda no sábado bateu em casa (2-0) o todo-poderoso Bayern Munique, está instalado numa vila no sudoeste da Alemanha, com apenas 3272 habitantes. Sim, leu bem,

3272 habitantes. Já imaginou o Arouca, o Moreirense, o Tondela ou o Aves, todos de cidades ou vilas igualmente pequenas, a baterem-se com os maiores colossos europeus? Pois bem, é precisamen­te isso que está a acontecer com este Hoffenheim, que se prepara para receber hoje o Braga instalado na liderança do campeonato alemão (partilhada com o Dortmund e Hannover). Mas, afinal, como é que o Hoffenheim, estreado na Bundesliga apenas em 2008, atingiu o atual patamar de excelência? O segredo tem dois nomes,DietmarHop­peJulien Nagelsmann.

O clube nasceu em 1899, mas ganhou o nome a tu ala pós o final da II Grande Guerra, através da fusão do Turnevereu­n Hoffenheim, que se dedicava apenas à ginástica, com o Fussbalver­ein Hoffenheim. Na década de 90, o Hoffenheim continuava perdido pela quinta divisão alemã. Nada de muito significat­ivo, como se pode imaginar. No entanto, no início do século, Dietmar Hopp, agora com 77 anos, e um dos homens mais ricos do mundo (segundo a revista “Forbes”), resolveu investir parte do seu dinheiro no clube que represento­u nos tempos da juventude – e muito antes de ser um famoso multimilio­nário.

Em pouco tempo, e depois de consecutiv­as subidas de divisão, oH offenheimc­heg ou finalmente à Bundesliga em 2008. A estabilida­de classifi- cativa foi sendo conseguida nas épocas que se seguiram (com exceção de 2012/13 e de 2015/16, em que as descidas de divisão estiveram iminentes ), mas faltava o passo final rumo ao reconhecim­ento internacio­nal. E esse foi dado com a chegada do treinador Julien Nagelsmann, em fevereiro de 2016. A história de Nagelsmann é mais ou menos conhecida: acabou cedo a carreira de jogador devido a várias lesões, começou logo a trabalhar com Thomas Tuchel (atual treinador do Dortmund), mudou-se para os escalões de formação do Hoffenheim em 2010 e teve a oportunida­de de se estrear na equipa principal em 2016, com apenas 28 anos, tendo-se tornado no mais jovem treinador da história da Bundesliga. Apelidado de “pequeno génio”, por ser capaz de inovar em várias vertentes do jogo (são conhecidas histórias de “invenções” tá ti casque resultaram­em pleno ), Na gelsmann assegurou o quarto lugar no campeonato da época passada, o melhor registo do clube, e que lhe garante, este ano, a estreia nas competiçõe­s europeias. Apesar de ser a primeira aventura europeia do Hoffenheim, o Braga terá uma enorme montanha para escalar no dia de hoje; é que do outro lado está uma das equipas mais excitantes na atualidade no futebol europeu.

 ??  ?? A lotação do Estádio do Hoffenheim é de 30 164 espectador­es
A lotação do Estádio do Hoffenheim é de 30 164 espectador­es

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal