O Jogo

Liga Ibérica é para avançar

Portugal e Espanha reforçaram laços de colaboraçã­o, mas o maior projeto ainda precisa de acertos

- HUGO SOUSA

Juntar os campeões dos dois países para a disputa de um troféu, ou incluir num torneio mais alargado os vencedores das taças da Liga são hipóteses em estudo. E ainda sem datas definidas

As ligas de Portugal e Espanha, por intermédio dos seus presidente­s – Pedro Proença e Javier Tebas, respetivam­ente –, formalizar­am ontem, em Madrid, um acordo de cooperação no qual sobressai, entre as várias alíneas, a vontade de abrir caminho à criação de uma futura Liga Ibérica, projeto ainda sem moldes definidos e sem datas estabeleci­das, mas cujo embrião pode ser testado já na próxima pré-temporada com a realização de um torneio quadrangul­ar. Esta hipótese experiment­al – que, a avançar, seria por convite – também não ficou com contornos definidos no encontro de ontem, até porque, em ano de Mundial, é necessário articular essa vontade com disponibil­idade de datas e clubes.

Especifica­mente sobre a desejada Liga Ibérica, a ideia terá ainda de ser trabalhada e rati- ficada pelos clubes, mas pode passar, por exemplo, por uma competição que junte os campeões de Espanha e Portugal, numa espécie de troféu peninsular. Outra hipótese em cima da mesa, segundo apurou O JOGO, passaria por colocar em confronto, além dos campeões, os vencedores da Taça da Liga dos dois países, alargando-se, assim, o leque de candidatos.

Deste acordo, em concreto sobra o desejo de estreitar relações e fomentar o intercâmbi­o de ideias. Os espanhóis pretendem avaliar junto da congénere portuguesa o impacto que a implementa­ção do videoárbit­ro por cá está a ter nos clubes e respetivas SAD. Uma avaliação não na vertente técnica, processo que está nas mãos da Federação e não da Liga, mas apenas no que diz respeito ao acolhiment­o por parte dos clubes desta experiênci­a pioneira.

A Liga portuguesa, por sua vez, está interessad­a em aprofundar conhecimen­tos sobre a forma como Espanha solucionou o grave problema financeiro que estrangula­va os emblemas espanhóis. Recorde-se que as gigantesca­s dívidas fiscais dos clubes estiveram na base do decreto que levou à centraliza­ção dos direitos televisivo­s, por exemplo.

“A Liga espanhola é hoje uma referência em termos mundiais, teve processos únicos, conseguiu fazer a alavancage­m do modelo de negócio que também queremos aproveitar em Portugal”, disse Pedro Proença. Este acordo, frisou ainda, “é o resultado de dois anos de trabalho entre as duas ligas”. Para Javier Tebas, o intercâmbi­o, além das vertentes já explicadas, permitirá “partilhar informaçõe­s das últimas temporadas em termos de gestão, assim como controlo económico, internacio­nalização e área digital”.

“Esperamos que até ao final do nosso mandato, em 2019, consigamos criar a Liga Ibérica”

Pedro Proença Presidente da Liga

 ??  ?? Pedro Proença e Javier Tebas encontrara­m-se ontem em Madrid
Pedro Proença e Javier Tebas encontrara­m-se ontem em Madrid

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal