O Jogo

“Barcelona ou Tondela é a mesma responsabi­lidade”

JORGE JESUS Treinador do Sporting garantiu que vai apresentar uma equipa imune a facilitism­os e preparada para correr atrás dos três pontos... sem se ressentir do esforço despendido na Grécia

- DUARTE TORNESI

Revelando que a sua equipa respira confiança, o responsáve­l verde e branco exaltou um plantel “mais forte e experiente” que lhe dá todas as garantias para fazer face ao exigente calendário que se avizinha

Animado pela recente série de cinco vitórias consecutiv­as, Jorge Jesus até trocou o nome do Estádio José Alvalade pelo do... rival e bateu três vezesnamad­eiraquando­lembrou que as lesões têm andado afastadas do plantel leonino. O duelo com o Olympiacos pode ter consequênc­ias a nível físico na receção ao Tondela? —Quando se ganha, as recuperaçõ­es são mais fáceis. A equipa tem vindo, jogo a jogo, a melhorar os seus níveis de confiança e a sua qualidade técnico-tática. Amanhã [hoje] é mais um jogo para ganhar, contra um Tondela que, nos últimos anos, nos tem tirado aqui pontos. Conhecemos o valor deles, mas também sabemos que estamos muito confiantes, vamos jogar em nossa casa com um estádio praticamen­te esgotado. O foco do treinador e dos jogadores do Sporting é sempre o mesmo e não interessa se é o Barcelona ou o Tondela que vêm ao Estádio da Luz... Alvalade. A responsabi­lidade é sempre a mesma: ganhar. O atual plantel é o melhor que já teve à disposição no Sporting? —O plantel do Sporting tem vindo a ser melhorado nos últimos dois anos, tal como uma equipa na retaguarda da estrutura que não é visível, mas que tem importânci­a na estabilida­de e na qualidade do trabalho desenvolvi­do. Este ano temos uma equipa mais forte e mais experiente. Quando estás na Champions, a probabilid­ade de venceres não é tão grande como no campeonato. Porém,fizemosdoi­sjogosconv­incentes na Roménia e na Grécia e marcámos oito golos fora. Isso transmite-nos segurança e confiança. As vitórias valorizam as equipas e o Sporting tem vindo a ganhar. Esperemos que isso continue por muito tempo, mas sabemos quevamoste­rduelosmai­sfortes na Liga e na Champions nas próximas semanas.

Jorge Jesus

Está a ponderar rodar a equipa face ao calendário apertado? —Nós temos feito, não tantas vezes como normalment­e eu faço, uma rotativida­de porque temos uma Champions que não nos permite isso. Amanhã [hoje] será um bocado dentro desta ideia, sabendo que temos alguns jogadores que têm jogado mais do que os outros. O plantel dá-nos imensas garantias e é importante não teres lesionados [três toques na mesa] quando estás sistema- ticamente a jogar três vezes por semana. Isso faz com que as opções sejam mais fáceis. Na última temporada, o Sporting também iniciou bem a época. Teme que possa estar a chegar uma fase menos positiva? —Não é a mesma coisa que na época passada. Nessa altura, nós também perdemos jogadores, não foram só jogos. Este ano, a janela de mercado já está fechada e esse problema não se coloca. O que eu posso dizer é que fizemos, principalm­ente com o Real Madrid e o Dortmund, grandes jogos onde não vencemos. Neste momento, a equipa tem estado a jogar com uma qualidade grande, mas tem estado a vencer. Nós não temos um patamar definido de qualidade. A equipa do Sporting tem muito para crescer em todos os aspetos e aquilo em que temos de estar focados neste momento é estar ao nível do que temos feito diante do Tondela. Trata-se de um adversário que vem a Alvalade com uma ideia de organizaçã­o defensiva bem trabalhada e com a intenção de fechar o espaço à frente da baliza, com o intuito de enfraquece­r o Sporting no seu ataque posicional.

“Quando se ganha, as recuperaçõ­es físicas tornam-se mais fáceis” “Vitórias valorizam. Espero que esta fase continue por muito tempo”

Treinador do Sporting

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal