O Jogo

Roleta Russa & Banho Turco!

- João Ricardo Pateiro

1Só o Sporting se salvou na primeira jornada da Liga dos Campeões.

Não tivessem os leões ido ganhar a casa do Olympiacos e teria sido a verdadeira tragédia grega!... Convém, no entanto, dizer que a equipa de Jorge Jesus defrontou um adversário de menor poderio em comparação com os clubes que defrontara­m o Benfica e o Porto. Diria que o CSKA e o Besiktas pertencem à classe média do futebol europeu, enquanto o Olympiacos não passa da classe média-baixa!

Seja como for, importa também dizer que o Sporting foi a única equipa portuguesa a jogar fora, e isso deve ser valorizado.

Benfica e Porto foram verdadeira­s desilusões. Os Dragões com uma manta muito curta, quando na Champions é importante aparecer com um bom edredom! Não há, por exemplo, uma opção credível a Aboubakar.

O Besiktas ganhou... E ganhou bem.

Quanto ao Benfica, Rui Vitória veio falar da muita posse de bola da equipa encarnada, mas, a maior parte do tempo, essa posse de bola foi inconseque­nte. O Benfica foi, quase sempre, uma equipa sem ideias.

Esta entrada de águias e dragões na Champions é preocupant­e. Não adianta varrer para debaixo do tapete.

O Benfica perdeu na roleta russa... O Porto levou um banho turco!

Nota: o Benfica teve azar com a arbitragem. Mas isso não explica tudo.

2A minha música da semana vai para André Almeida, e visa premiar o grande golo que o lateral-direito do Benfica marcou frente ao Portimonen­se.

Devo, no entanto, dizer que não me pareceu que o remate fosse intenciona­l. André Almeida, veio dizer que sim, mas não me pareceu!

Seja como for, foi um golaço.

A música é uma adaptação do tema com que Armando Gama ganhou o Festival da Canção em 1983, “Esta balada que te dou”.

Fica assim para o André Almeida:

“Na minha vida não vi um golo como o teu...

Um golo lindo, um remate sem igual...

André Almeida, este golo é especial...

André Almeida... este golo... é... Especiaaaa­al...!”

3Já aqui o escrevi algumas vezes: não gosto de me esconder! Gosto de assumir o que escrevo.

Afirmei, há umas semanas, que o Boavista iria fazer um campeonato tranquilo com Miguel Leal.

O treinador acabou por deixar o Bessa após cinco jornadas!

Continuo a pensar que Miguel Leal era o homem certo para conduzir a equipa axadrezada, apesar de ter conquistad­o apenas três pontos neste início de campeonato.

Miguel Leal deu o lugar a Jorge Simão. Escrevo esta crónica sem saber como ficou o Boavista/Benfica, mas é minha convicção que o problema do clube do Bessa não estava no treinador.

4Não consigo entender esta pressão da classe política para proibir a Liga de marcar os grandes jogos para o dia das eleições!

Como se as pessoas não fossem votar por quererem ir assistir a um jogo de futebol!... Os políticos deveriam procurar as verdadeira­s causas que levam a que a abstenção seja tão elevada. Não me parece que uma dessas causas seja o futebol. Não disfarcem! Não vos fica bem... E ainda vos descredibi­liza mais.

Já agora, fechem também as salas de cinema e os teatros!... Proíbam concertos nesses dias...! E congressos... E tudo o que possa mobilizar muita gente.

Façam o que quiserem... Mas não nos atirem areia para os olhos!

O autor escreve na ortografia antiga.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal