O Jogo

Leão abre com vitória clara

Sporting obteve na Turquia a terceira vitória de sempre na prova, graças a uma eficácia de 77%

- RUI GUIMARÃES

O Sporting entrou da melhor maneira na fase de grupos da Liga dos Campeões, ao vencer o Besiktas, na Turquia, por 30-26. À segunda participaç­ão de sempre – décima de equipas portuguese­s, sendo mais seis do ABC e duas do FC Porto –, os verdes e brancos deram uma demonstraç­ão de força e qualidade, abrindo o marcador com 3-0 e, no máximo, permitindo uma situação de igualdade à equipa da casa: 19-19, aos 37,57 minutos. Depois desse parcial, o Sporting respondeu com dois golos seguidos, de Portela e Kopco, nunca mais deixando que os turcos se colocassem sequer a uma bola de distância.

Tendo cinco jogadores com 100% de eficácia – Pedro Portela fez oito golos em oito remates, Nikcevic seis em seis, Tiago Rocha cinco em cinco, Michal Kopco quatro em quatro e Felipe Borges dois em dois –, o Sporting foi de uma assertivid­ade incomum (77%), tendo assentado aí a superiorid­ade do conjunto de Hugo Canela.

Foi preciso esperar 15 anos, nove meses e um dia para o Sporting voltar a jogar a Liga dos Campeões. Nessa época, em 2001/02, em grupos de quatro equipas e seis jornadas, a formação portuguesa somou apenas duas vitórias, sendo uma por 10-0 – devido a castigo aos montenegri­nos do Lovcen Cetinge, que provocaram grandes desacatos na antiga Nave de Alvalade – e outra contra o Kolding, da Dinamarca, em casa, por 24-23. Ou seja, o triunfo de ontem foi o primeiro fora de casa, o que alimenta as ambições dos leões nesta campanha.

O próximo jogo é já no domingo, em casa, com os russos do Chekovskie Medvedi. Antes, para a quarta jornada do Andebol 1, o Sporting joga a meio da semana com o Madeira SAD, no Funchal.

“Foi uma vitória muito importante. Vencer o primeiro encontro da Liga dos Campeões, e ainda por cima fora de casa, é sempre difícil” Hugo Canela Treinador do Sporting “O nosso pensamento agora está no jogo com o Madeira SAD” Carlos Ruesga Central do Sporting

 ??  ?? Cláudio Pedroso progride com a bola e Tiago Rocha abre-lhe espaço aos seis metros
Cláudio Pedroso progride com a bola e Tiago Rocha abre-lhe espaço aos seis metros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal