O Jogo

“É crucial ter especialis­tas nas bolas paradas”

Ex-patrão da defesa dos últimos leões campeões aplaude protagonis­mo de Mathieu

- RAFAEL TOUCEDO

O antigo defesa-central chegou a Alvalade com perfil semelhante ao do gaulês: experiente, batido em ambientes com pressão e com talento nos livres diretos. Já fazia falta um sucessor à altura, insiste

A meia distância tem sido decisiva para o bom arranque do Sporting em 2017/18 e no último desafio foi um livre direto de Mathieu, a fazer recordar o especialis­ta André Cruz, a desfazer o nulo. A O JOGO, o brasileiro elogia a nova tendência leonina e em particular o peso crescente das bolas paradas, aplaudindo que seja um jogador à sua imagem, central canhoto experiente como o gaulês, a acrescenta­r essa vertente à equipa.

“Soube que o Mathieu marcou um golo de livre através de um amigo que é adepto do Sporting, mandou-me logo uma mensagem a dizer que tinha marcado ‘à la André Cruz’! Fico contente, pois é muito importante te rumou mais batedores que façam golos de livre. Abol aparadas empre foi muito importante e agora tem sido mais utilizada, tem ganho importânci­a. Dá para destrancar alguns jogos, sobretudo com aqueles adversário­s fechados e agressivos. É importante para abrir o marcador... Seja de livre direto, indireto ou até de canto, é importante ter alguém com boa batida. Hoje,é fundamenta­l ”, comentou André Cruz.

O antigo central dos leões, esteio da equipa nos dois últimos títulos de campeão (1999/2000 e 2001/02), recorda que sempre defendeu a necessidad­e de haver um patrão na defesa com veterania e experiênci­a internacio­nal, à sua

André Cruz

imagem nos tempos de Sporting, clube ao qual chegou já com 31 anos e depois de passar por clubes grandes como Flamengo, Nápoles e Milan. Um perfil semelhante ao de Mathieu: “É um bom jogador. E eu sempre disse que era preciso ter um defesa-central com experiênci­a, veterano, habituado a jogos grandes e importante­s, ajogosin terna cio na is, àpressã ode um grande. Ele está a dar essa estabi lida deà defesa eaind apor cima agora marca golos. É importante ter jogadores que façam a diferença como o Mathieu.”

Desde a saída do brasileiro que o Sporting não festeja um título nacional, situação que já passou dos limites, considera. “Já passou muito tempo desde o último título. Já passou da hora! Mas isto é ainda o início, espero que consigam dar continuida­de a este bom arranque. Ainda há muitos jogos pela frente. O Sporting tem de manter os pés no chão, continuar a trabalhar, a melhorar a cada jogo. A Liga é longa e difícil”, recordou André Cruz em declaraçõe­s exclusivas a O JOGO.

“Sempre disse que era importante ter um central com experiênci­a, veterano, para dar estabilida­de”

Ex-central do Sporting

 ??  ?? Mathieu abriu a contagem frente ao Tondela com livre à... André Cruz
Mathieu abriu a contagem frente ao Tondela com livre à... André Cruz
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal