O Jogo

Aumentos estão suspensos

APAF apela a um ajuste a curto prazo na remuneraçã­o dos juízes; a Liga está a debater o tema

- ANA LUÍSA MAGALHÃES

Luciano Gonçalves, representa­nte da classe, admite haver “algum atrito” pela falta de resposta. O organismo presidido por Pedro Proença tenta contornar entraves financeiro­s

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) apelou à Liga para que haja um aumento nas remuneraçõ­es “o quanto antes”, numa situação à qual o organismo dirigido por Pedro Proença é sensível.

Em declaraçõe­s à Rádio Renascença, Luciano Gonçalves, presidente da APAF, admitiu que há “algum atrito” com a Liga pela falta de resolução de diversas reivindica­ções dos árbitros. “Temos estado em conversas com a Liga, mas não temos tido resultados nesses pontos, nomeadamen­te os prémios de jogo que não são aumentados há oito anos, as viagens para as ilhas juntamente com as equipas, a questão dos quilómetro­s que os árbitros fazem até chegar a casa, que pode ir até mais quatro horas de duração. A arbitragem queria que isso fosse revisto e não está a conseguir que isso se resolva”, explicou o dirigente da APAF, que ressalvou que Pedro Proença “tem mostrado sempre abertura para o diálogo”. “O presidente da Liga tem-nos vindo a informar que assim que conseguiss­e ter as condições para o fazer, o faria, mas que não iria ser, definitiva­mente, esta época. Para nós, é importante que estas alterações sejam feitas o quanto antes”, reforçou Luciano Gonçalves, que afasta, para já, o cenário de uma greve: “Nunca gostei de colocar essa palavra em cima da mesa, porque acredito sempre na palavra e nas ações das outras entidades. Espero que a Liga faça um esforço, não estamos a pedir nada de mais.”

Em resposta a estas declaraçõe­s, fonte da Liga confirmou a O JOGO que o assunto “tem sido debatido com frequência”, mas sublinhou que os imperativo­s orçamentai­s ainda não permitiram proceder às mudanças. “A Liga focou-se na recuperaçã­o financeira do organismo, não tendo reunido condições para responder às aspirações dos árbitros. Tratase de algo debatido entre as partes. A Liga está a tentar reunir condições para responder o mais rapidament­e possível às reivindica­ções dos árbitros”, esclareceu.

 ??  ?? Luciano Gonçalves salienta a disponibil­idade de Proença para resolver o problema
Luciano Gonçalves salienta a disponibil­idade de Proença para resolver o problema

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal