O Jogo

Até a boda era desculpa

MUDANÇA Quim Machado está a causar sensação na Arábia Saudita, com o Al-Batin a ser o líder-surpresa após três jornadas. Mas para isso foi necessário mudar mentalidad­es

- PEDRO RIBEIRO

Na época passada, o Al-Batin manteve-se na I Liga apenas no play-off, agora o início de temporada deixa os adeptos entusiasma­dos. Mas o técnico luso não pensa na conquista do título, pois os rivais são mais ricos

A primeira época de Quim Machado no estrangeir­o não podia estar a correr melhor. Após três jornadas do campeonato da Arábia Saudita, o Al-Batin por si orientado está no primeiro lugar com três triunfos. A O JOGO, Quim Machado explicou que o “segredo assenta nos métodos de trabalho, intensidad­e e organizaçã­o”. E deu um exemplo da “realidade diferente” que encontrou. “Os jogadores não levavam o rigor horário a sério, chegavam atrasados aos treinos. Para eles é normal. Havia sempre uma justificaç­ão. Um até me disse que o atraso deveu-se ao casamento de um irmão”, revelou Quim Machado, realçando ter conseguido alterar isso: “Tive de mudar a mentalidad­e de jogadores e diretores. Aceitaram os meus métodos de trabalho e já não chegam atrasados.”

O bom início de época está a entusiasma­r os adeptos do AlBatin, que na época passada só se salvou da descida no playoff da permanênci­a. Por esse motivo, Quim Machado refreia os ânimos, sublinhand­o que o “objetivo passa por fazer um campeonato tranquilo, sem viver essa aflição outra vez”. “Os adeptos estão a viver algo que era impensável. Estamos a jogar bem, ganhamos e convencemo­s, mas temos de ser realistas, o trabalho é difícil”, acrescento­u o técnico luso, apontando algumas das dificuldad­es com que a sua equipa se depara. Como facto de o orçamento ser “menos de metade” dos habituais candidatos, “Al-Ahli, Al-Hilal e AlIttihad”. “Comparando com Portugal, o nosso é semelhante ao de um clube que acaba de subir à Liga”, reforçou Quim Machado, que lida ainda com a falta de campos para treinar: “O clube tem uma equipa B e de miúdos. Também há outro clube na cidade, na II liga, que treina no mesmo campo.”

Contraried­ades que Quim Machado tem ultrapassa­do e que merecem elogios dos média sauditas. “Os comentador­es estão espantados com as nossas transições. Estão habituados a ver as equipas partidas em dois: cinco a defender e cinco a atacar. Nós defendemos e atacamos em bloco e somos elogiados”, afirmou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal