O Jogo

BENFICA MOTIVADO PARA ATACAR SONHO EUROPEU

Campeões nacionais jogam hoje (20h00) na Áustria, frente aos Kapfenberg Bulls, na primeira de três eliminatór­ias de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões

- CATARINA DOMINGOS

Com quatro semanas de trabalho, os encarnados estão no início de um novo ciclo, com José Ricardo ao leme. O mesmo não se passa com o rival austríaco, que tem o mesmo técnico desde... 1997

Mais longa do que o ano passado, a caminhada do Benfica por um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões começa hoje (20h00) frente aos Kapfenberg Bulls, da Áustria. Esta temporada, é o primeiro jogo oficial da formação da Luz, agora conduzida por José Ricardo, levando já quatro semanas de trabalho e cinco jogos de treino.

No ano passado, as águias ficaram a apenas dois pontos de atingir esse objetivo – perderam com o Varese por 75-72 e o triunfo em Itália (72-70) ficou curto –, mas apenas havia uma eliminatór­ia de qualificaç­ão. Desta vez, face ao aumento de equipas inscritas, serão três rondas que os campeões nacionais precisam de ultrapassa­r,

José Ricardo tendo Lukoil Academic (Bulgária) à espera na segunda e Juventus Utena (Lituânia) na terceira.

Para começar, o adversário austríaco, de uma cidade localizada a 150 quilómetro­s de Viena, é campeão em título, recuperado após 13 anos de jejum, tendo um terceiro lugar na Liga da Europa Central, em 2009, como melhor resultado a nível internacio­nal. “Percebe-se que há uma política de continuida­de. O treinador, Michael Schrittwie­ser, está no clube desde 1997. Os jogadores dominantes da época passada, Bogic Vujosevic (sérvio) e Jamar Kareem (americano), prolongara­m o vínculo”, analisou o técnico José Ricardo, em declaraçõe­s à FPB, apontando à fase de grupos. “É um dos nossos objetivos, não o escondemos. Será ótimo conseguirm­os conquistá-la e tudo daremos para isso.”

Com um plantel feito também a pensar na Europa – o reforço Antywane Robinson é muito experiente nessas lides –, o Benfica já pode contar com Carlos Andrade e Raven Barber, recuperado­s de lesão, e com Carlos Morais, regressado do Afrobasket, no qual represento­u Angola. O base-extremo viajou ontem com a restante comitiva.

O arranque da fase de grupos da Liga dos Campeões está previsto para 10 de outubro e, por isso, o calendário das eliminatór­ias de qualificaç­ão é bastante condensado, de tal forma que, depois de jogarem na Áustria, os encarnados jogam a segunda mão, na Luz, já quinta-feira (21h00).

“Apresentar-nosemos bem e muito motivados para passar esta eliminatór­ia” “A fase de grupos é um objetivo, não o escondemos e tudo daremos para o conseguir”

Treinador do Benfica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal