O Jogo

“SER FAVORITO NÃO DÁ Á PONTOS”

PORTIMONEN­SE Sexta-feira, há jogo no Dragão e Ivanildo, que alinhou pelos dois clubes e esteve no último duelo, dá ênfase às “fantástica­s exibições em Braga e na Luz”

- HÉLIO NASCIMENTO

O FC Porto ganhou por 2-0 e, nesse derradeiro jogo, atuava Ivanildo nos algarvios. Sete anos volvidos, muito mudou, a começar por Sérgio Conceição, que dirigiu o extremo durante três temporadas

Ivanildo, lembram-se dele? O extremo represento­u FC Porto – foi campeão nacional – e Portimonen­se e alinhou na última vez que as duas equipas se defrontara­m, no Dragão, em 14 de novembro de 2010. A vitória sorriu à equipa de Villas-Boas, que viria a conquistar o título de campeã, por 2-0, com golos de Walter e Hulk, mas Ivanildo, na altura, representa­va os algarvios e não evitou, no final da época, a descida de divisão. O internacio­nal pela GuinéBissa­u, que tem também nacionalid­ade portuguesa e chegou a alinhar de Quinas ao peito até aos sub-21, reúne ainda mais uma curiosidad­e: foi dirigido por Sérgio Conceição no Olhanense e depois na Académica. “Lembro-me vagamente desse jogo. Sei que perdemos e que o Litos, o nosso treinador, estava castigado. Na segunda volta, coincidind­o com a entrada de Carlos Azenha e com o facto de passarmos a jogar no Municipal de Portimão [até então a casa dos alvinegros fora o Estádio Algarve], encetámos uma bela recuperaçã­o, que por pouco não surtiu efeito.”

Sete anos depois, muita coisa mudou. Ivanildo considera que o FC Porto “atravessa um bom momento e este plantel tem espírito ‘à Porto’, pese o percalço na Liga dos Campeões, frente ao Besiktas, e para isso muito contribui Sérgio Conceição”, sublinha o jogador que durante três temporadas conviveu de perto com o treinador. “Estive dois anos com ele no Olhanense e mais um na Académica. Conheço o homem e o seu carácter e estava à espera de um percurso destes. É um líder e um vencedor por natureza, e acredito que vai ter grande êxito.”

Sobre o Portimonen­se, os elogios também são vários, com destaque para as “fantástica­s exibições em Braga e na Luz”, jogos que, aliás, os algarvios “não mereciam perder”, no entender de Ivanildo, que por ora está sem clube. “É uma boa equipa, com excelentes jogadores e um ótimo treinador. Não digo isto por gostar do clube, mas sim porque fiquei bastante agradado com o que tenho visto.”

Seja como for, o “favorito é obviamente o FC Porto, mais a mais porque joga em casa”, vinca Ivanildo, que deixa, na circunstân­cia, um alerta. “O ser favorito não dá três pontos por antecipaçã­o. Veja-se o que fez o Portimonen­se na Luz, onde merecia ter obtido um resultado positivo. Não foi feliz, mas justificav­a mais”, concluiu.

“Este plantel do FC Porto tem espírito ‘à Porto’ e para isso muito contribui Sérgio Conceição”

Ivanildo Ex-jogador do Portimonen­se

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal