O Jogo

Histórico está de volta ao topo

Após cinco temporadas de ausência, o Barreirens­e apresentou a equipa que vai disputar a Liga Portuguesa em 2017/18

- CATARINA DOMINGOS

Com um plantel jovem, feito de vários atletas da casa, mais três estrangeir­os e dois ex-Benfica, o Barreirens­e está de volta ao convívio entre os grandes, tendo a permanênci­a como objetivo

O emblemátic­o GinásioSed­e serviu de palco à apresentaç­ão da equipa do Barreirens­e para 2017/18, que marca o regresso à Liga, após cinco anos de ausência. Com dois títulos nacionais, ganhos nos anos 50, o emblema da Margem Sul do Tejo foi reconhecid­o, nas últimas décadas, pela qualidade nos escalões de formação – foi ali que nomes como Betinho Gomes, António Tavares, Diogo Carreira, Miguel Minhava, José Silva, Pedro Pinto, Miguel Queiroz ou João Guerreiro cresceram –, trabalho que o clube quer retomar, aproveitan­do o facto de estar de volta topo. “Houve um tempo em que o Barreirens­e deu um grande contributo no âmbito da formação de jogadores. Nos últimos anos, não tem gerado uma exposição pública tão evidente, mas a caminhada do Barreirens­e desde a I Divisão até à Liga tem um contributo muito importante dos atletas formados aqui. Na época passada, na Proliga, tínhamos um estrangeir­o e os restantes tinham sido todos formados no clube”, começa por dizer o técnico António Paulo Ferreira, não escondendo o “orgulho” de ver o “seu” Barreirens­e de volta e assentindo que “ter uma equipa que consiga manter-se ou impor-se na Liga é fundamenta­l para que o projeto de formação ganhe mais dimensão”.

O Barreirens­e dispõe de um plantel jovem e feito de atletas da casa – vários poderão fazer a estreia no campeonato –, sendo o principal objetivo a permanênci­a. Com uma vaga ainda por preencher, já foram anunciados três jogadores estrangeir­os, que vêm ajudar a equipa a dar luta. “O objetivo da manutenção implica estar preparado. Vamos disputar a Liga no sentido de sermos competitiv­os ”, defende o treinador.

A trabalhar desde dia 6, o Barreirens­e inicia-se na Liga Portuguesa a 7 de outubro e logo com um dérbi, frente ao vizinho Galitos.

O Barreirens­e abandonou a Liga em setembro de 2012, recomeçand­o na I Divisão (terceiro escalão) em 2013/14. A expansão da Proliga permitiu a subida em 2015/16. Na época passada, chegou a finalista dessa e assegurou o regresso ao topo

 ??  ?? Barreirens­e apresentou-se ontem no Ginásio-Sede
Barreirens­e apresentou-se ontem no Ginásio-Sede

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal