O Jogo

Dragão sonha mais alto

Um ano depois de ter ganho tudo em Portugal, o FC Porto quer mais: pretende a Liga Europeia e esquecer que na última caiu nos quartos de final

- PAULA CAPELA MARTINS

O FC Porto apresentou-se com os cinco mundialist­as, um reforço e com o guardarede­s Nélson Filipe a recuperar de cirurgia. Esta pré-época já ganhou o torneio da Maia, seguindose agora o de Espinho

Supertaça, campeonato e Taça de Portugal foi o que ganhouo FC Portoem 2016/17. Agora, mantendo a equipa praticamen­te inalterada – regressa Alvarinho (um ano de empréstimo ao Barcelos) e sai Vítor Hugo – regressa para defender os títulos e com a ambição de vencer a Liga Europeia. “O Alvarinho volta com mais experiênci­a e esperemos que nos dê frescura, ambição, vontade de aprender, melhorar e triunfar. Traz qualidades em zona de finalizaçã­o que esperamos poder aproveitar”, anota o treinador Guillem Cabestany sobre o avançado que marcou 33 golos e foi o melhor marcador do Barcelos.

Em2017/18 ,Cabestanyq­uer “revalidar o título”, considera ter “um plantel com opções e humildade”, mas não esconde que o título europeu está no seu horizonte, sem esquecer a eliminação pelo Reus, atual campeão: “Precisamos de melhorar para, quando chegar a altura decisiva, estarmos mais preparados.” Para já, o FC Porto está entregue a uma pré-época que começou sem os mundialist­as Nélson Filipe, Hélder Nunes, Rafa, Gonçalo Alves e Reinaldo Garcia, agora integrados, e com Nélson Filipe em recu- peração, depois de ter sido operado a um braço (cotovelo): “Estará na máxima força quando começar a época.”

Ganho o Torneio da Maia, o FC Porto disputa já este fim de

“Que a nova época comece sem o foco nos árbitros e com desportivi­smo” Guillem Cabestany Treinador do FCPorto

semana o Torneio Internacio­nal de Espinho: defronta o Lérida e, caso vença, joga a final com Ac. Espinho ou Oliveirens­e. No dia 29, no Torneio Internacio­nal Infante Sagres, joga com a equipa da casa e, se ganhar, no dia seguinte defronta Corregio ou Oliveirens­e. De 5 a 7 de outubro, joga-se a Elite Cupe,a14,o FC Portot em encontrom arcado como Tomar na Supertaça, que se realiza no Entroncame­nto.

O campeonato só arranca a 21 de outubro e com duas novidades: o marcador eletrónico dos 45 segundos de ataque e o fim do golo de ouro. Para Guillem Cabestany, o marcador “é um avanço, porque se perde subjetivid­ade, facilita o trabalho dos árbitros e dos jogadores”, já o golo de ouro “talvez seja um pouco mais justo, mas também não era um desastre.” O que Cabestany espera é que, após um final de 2016/17 conturbado, com o Benfica a boicotar a Taça, “a nova época comece sem foco nos árbitros e com desportivi­smo”. “Não sei como o final da época influencia­rá os adversário­s ou os adeptos. Da nossa parte, ganhámos com mérito”, terminou.

 ??  ?? FCPorto tem pela frente três torneios de pré-época antes de defrontar o Tomar na Supertaça (Entroncame­nto)
FCPorto tem pela frente três torneios de pré-época antes de defrontar o Tomar na Supertaça (Entroncame­nto)
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal