O Jogo

Mariza e Alex Ferguson inspiraram guerreiros

Abel Ferreira citou passagens da letra “Melhor de Mim”, cantada por Mariza, e da autobiogra­fia de Alex Ferguson nas vésperas dos jogos com o Ludogorets e o Sporting

- PEDRO ROCHA

Aperto no calendário de jogos, a envolver Liga Europa e campeonato, foi superado com mensagens cirúrgicas. Nos intervalos das partidas, o treinador puxou ainda pela autocrític­a dos jogadores

Há mais segredos a considerar no Braga com a chancela de Abel Ferreira para além da badalada rotativida­de de opções, concebida para motivar titulares e menos utilizados, gerir o desgaste físico dos atletas e ter todo o grupo identifica­do com a matriz de jogo da equipa. O treinador acredita no poder do discurso e aproveitou a exposição mediática dos recentes jogos com o Ludogorets e o Sporting, separados por apenas três dias, para estimular os profission­ais arsenalist­as ao referir passagens da letra “Melhor de Mim”, escrita por AC Firmino e cantada pela fadista Mariza, e do livro “A Minha Autobiogra­fia”, do ex-treinador Alex Ferguson. Tais citações foram selecionad­as e debitadas propositad­amente em conferênci­as de Imprensa anteriores aos dois jogos e a equipa reagiu com preciosos empates, ficando muito perto de alcançar os 16 avos de final da Liga Europa e travando em Alvalade um dos candidatos ao título nacional.

Numa alusão à derrota sofrida duas semanas antes na Pedreira (0-2), frente ao hexacampeã­o búlgaro, Abel sublinhou em Razgrad que “é preciso perder para depois se ganhar e acreditar, mesmo sem ver”, conforme canta Mariza; já em Lisboa, na ressaca de uma cansativa viagem de cinco horas de avião e duas de autocarro, apelou à capacidade de sacrifício dos bracarense­s para a visita aos leões ao repetir um dos pedaços mais célebres do livro autobiográ­fico do antigo técnico do Manchester United: “O talento dos grandes talentos é o trabalho no duroediári­o”.Coincidênc­iaou talvez não, o próprio Cristiano Ronaldo, polido precisamen­te por Sir Alex Ferguson, deu conta do tal “trabalho duro” no discurso que proferiu em Londres,quandorece­beuoprémio “The Best”, da FIFA, para o melhor futebolist­a.

Longe dos holofotes, Abel promoveu ainda, e mais do que nunca, o debate de ideias entre os jogadores nos inter- valos das duas partidas. Todos refletiram sobre o que havia sucedido nas primeiras partes dos jogos com o Ludogorets e o Sporting e deram opiniões, com o técnico a funcionar como moderador. Por entre questões e respostas, as conclusões foram sempre do seu agrado.

“É preciso perder para depois se ganhar. E mesmo sem ver, acreditar”

Mariza

Refrão da letra “Melhor de Mim” “O talento dos grandes talentos é o trabalho no duro e diário”

Alex Ferguson

No livro “A Minha Autobiogra­fia”

 ??  ?? Abel Ferreira apelou à capacidade de sacrifício dos jogadores na visita ao Estádio de Alvalade
Abel Ferreira apelou à capacidade de sacrifício dos jogadores na visita ao Estádio de Alvalade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal