O Jogo

“TINHA CLARO QUE ESTE É O MEU LUGAR”

Alejandro Marque, ciclista do Sporting-Tavira, de 36 anos, garante permanênci­a no pelotão nacional com contrato por mais duas temporadas, visando a conquista da Volta a Portugal

- HELENA DIAS

Marque tem uma paixão antiga pelo clube de Tavira. Em 2017 regressou à casa onde esteve em 2012 e de 2008 a 2010, anos em que fez parte da equipa vencedora da Volta a Portugal com David Blanco

Aos 36 anos, Alex Marque, como é conhecido, renovou contrato com a equipa dirigida por Vidal Fitas, diretor com quem já trabalhou e que conta com o ciclista galego e também com Rinaldo Nocentini e Joni Brandão para liderar uma forte armada.

O que o motivou a permanecer na equipa?

—Tinha claro que este é o meu lugar. Estive anteriorme­nte na equipa de Tavira durante quatro anos, cinco com esta época de 2017, por isso, conheço bem a casa. Já não tenho de me adaptar e gosto do ambiente que se respira aqui. Para mim estar a gosto é quase tão importante como os resultados, já que estes, com um bom grupo, irão aparecer.

Assinou por quantas épocas?

—O Sporting ofereceu-me dois anos de contrato e estou muito agradecido. Dá-me tranquilid­ade par afaz eras coisas bem. A minha carreiras empre foi em Portugal e segurament­e acabarei aqui. Quando vou a Espanha, parece que vou correr ao estrangeir­o. Em Portugal sinto-me em casa, pois já lá vão 14 anos aqui.

A equipa irá manter quase intacto o plantel, havendo três entradas. Que opinião tem sobre os novos companheir­os?

—Só conheço o Álvaro Trueba. Parece-me um excelente ciclista, que segurament­e vai ter um papel importante, sendo um gregário e trepador de luxo.

Para além do espanhol Trueba, chegam o russo Grigoryev e o italiano Toffali.

—Sobre o meu homónimo Alex Grigoryev, vi-o correr este ano numa etapa da Volta à Galiza, quando fui no carro de apoio da Federação Galega. E foi logo no dia em que ia fugido, mostrando dotes de bom rolador. É jovem e o Vidal certamente que o vai saber orientar bem. Do Nicola Toffali, não tenho muita informação. Tem de ser um bom atleta, pelos lugares cimeiros que teve em corridas importante­s. É jovem, rápido e rola bem, algo que joga a seu favor.

Obteve importante­s vitórias, entre elas a Volta a Portugal. Que objetivos aponta para 2018?

—O que mais me motiva é tentar ganhar a Volta e dar ao Sporting a tão ansiada vitória. Este ano, a equipa deu um grande e importante passo. Agora só falta dar outro passinho mais à frente. Seja comigo ou com algum dos meus colegas, gostaria de ver o Sporting no lugar mais alto do pódio. Sabemos que neste grande clube temos muitos seguidores a torcer por nós, por isso, todo o grupo está com muita vontade de ganhar a Volta.

“O que mais me motiva é tentar ganhar a Volta e dar ao Sporting a tão ansiada vitória” “A minha carreira sempre foi em Portugal e segurament­e acabarei aqui” Alejandro Marque Ciclista do Sporting

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal