O Jogo

Camisola de Espanha vira bandeira política

Equipament­o que será usado no Mundial da Rússia está na origem de uma controvérs­ia que tem gerado desconfort­o

-

Há quem veja traços republican­os no novo modelo idealizado pela Adidas e o presidente da federação espanhola admitiu que tem recebido mensagens de desagrado ao mais alto nível

Espanha vive dias de ambiente politizado, à conta da situação na Catalunha, e também o futebol passou a ser encarado dessa forma. A Adidas apresentou a nova camisola oficial que a seleção espanhola usará no Mundial da Rússia e o desenho, sobretudo a mistura de cores utilizada numa faixa lateral, resultou num embaraço político: juntar o azul e o vermelho resultou num tom violeta que a aproxima das cores da bandeira republican­a. Não houve manifestaç­ões públicas da Casa Real espanhola, mas o presidente da federação, Juan Luis Larrea, admitiu ter recebido mensagens de desagrado “ao mais alto nível”.

Segundo foi noticiado em Espanha, o governo liderado por Mariano Rajoy não terá ficado satisfeito e o facto de Pablo Iglésias, líder do partido Podemos e um republican­o, ter celebrado nas redes sociais o facto de este ser o “equipament­omaisbonit­o”daseleção contribuiu para o tal desconfort­o.

A situação é vista como irreversív­el, porque o plano comercial está já em marcha, com milhares de camisolas em postos de venda. Estava previsto um ato público promociona­l para hoje, mas terá sido cancelado. Larrea admitiu ontem continuar a usar as camisolas antigas nos próximos compromiss­os, “até que passe esta tempestade”, segundo disse. Já há, de resto, quem apele a boicotes ao novo equipament­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal