O Jogo

Júlio Mendes negoceia passe de Pedro Henrique

Defesa-central brasileiro está na terceira temporada de empréstimo pelo Cianorte e o clube minhoto pretende adquirir, no mínimo, metade dos direitos económicos

- TOMAZ ANDRADE

No último verão, o Vitória já tentou ficar com Pedro Henrique a título definitivo, mas só conseguiu prolongar o empréstimo por mais uma época. Agora, o assunto está de novo em cima da mesa

O Vitória voltou à carga por Pedro Henrique e começou um processo negocial com o Cianorte, clube brasileiro do Campeonato Paranaense que o emprestou, e os seus empresário­stendoemvi­staacompra do passe. Depois de duas temporadas­deemprésti­mo,aSAD tentou no último verão ficar com o jogador a título definitivo, mas só conseguiu mais uma época de cedência, ou seja, a terceira.

O assunto, ainda assim, não saiu da agenda do clube vimaranens­e e nas últimas semanas os contactos intensific­aram-se. O Vitória pretende ficar com uma parte importante dos direitos económicos do central brasileiro, isto é, no mínimo metade do passe, de maneira a poder rentabiliz­ar o investimen­to no futuro. Tratando-se de um jogador com mercado, e com qualidade comprovada, o custo financeiro da operação será sempre significat­ivo. Além do Cianorte, o passe de Pedro Henrique é também partilhado por empresário­s, o que pode dificultar o entendimen­to com o Vitória para o prolongame­nto da permanênci­a em Guimarães.

Apesar de o interesse no jogador já ter sido sinalizado há algum tempo, a SAD vitoriana poderá ter de esgrimir argumentos com outros pretendent­es. Daí que a estratégia seja a de tentar fechar o negócio o mais cedo possível, evitando uma possível valorizaçã­o do passe do central nos últimos meses da temporada.

Com 24 anos, o jogador brasileiro é uma das referência­s do plantel de Pedro Martins, sendoumdos­capitãesda­equipa e um jogador com força no balneário.

Na primeira temporada em Portugal, Pedro Henrique precisou de cerca de meio ano para se fixar no onze, mas a verdade é que nunca mais saiu da equipa depois de Sérgio Conceição lhe ter dado a titularida­de no campeonato, o que aconteceu num jogo com o Benfica. Na última época assumiu-secomoumdo­sesteios da defesa e foi o jogador mais utilizado por Pedro Martins na Liga, vencendo o prémio fair play por só ter visto um amarelo na prova.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal