O Jogo

GUEDES A FAZER DE RONALDO

VARIANTE André Silva não terá a seu lado o CR7, mas pode ter um dos avançados que mais se tem destacado esta época em Espanha

- RODRIGO CORTEZ

Jogador do Valência pode caber num dos lugares ainda em aberto na futura lista de 23 que vão ao Mundial da Rússia. Amanhã tem que arrepiar caminho para convencer Fernando Santos

Gonçalo Guedes só jogou uma vez a titular na Seleção, mas vai voltar a jogar de início num dos dois particular­es que Portugal realiza nos próximos dias: ou amanhã contra a Arábia Saudita, ou na terça-feira frente aos Estados Unidos. O avançado emprestado ao Valência deve entrar já amanhã no onze que defronta os sauditas, a avaliar pelas indicações deixadas no treino de ontem: o selecionad­or dividiu os jogadores em dois grupos (dez com coletes e dez sem), colocando num deles a previsível equipa titular para este duelo a ter lugar em Viseu.

Gonçalo Guedes vai atuar no apoio direto a André Silva, ou seja, ocupando o papel habitualme­ntedesempe­nhadopor Cristiano Ronaldo, que agora não foi convocado, tal como aconteceu com Quaresma, Nani, Moutinho ou William, entre tantos outros poupados por Fernando Santos, que cedo assumiu o objetivo principal de ver outras “caras” neste duplo confronto.

Apesar do ensaio ter decorrido num aparente esquema de 4-3-3, com Guedes a derivar para a esquerda e Bernardo Silva para a direita (ver peça ao lado com desenho gráfico dos onzes), é possível que os lusos entrem no habitual 4-4-2, com um meio-campo de quatro unidades formado por Bernardo Silva, João Mário, Manuel Fernandes e Danilo. De qualquer forma, Bernardo será sempre o homem a explorar com mais frequência a ala direita, como em ocasiões anteriores ocorreu na Seleção.

Seja mais encostado à ala esquerda, seja mais presente na grande área, junto a André Silva, esta será para Gonçalo uma oportunida­de de ouro para se afirmar num grupo que irá encolher até aos 23 definitivo­s que marcarão presença na Rússia em julho de 2018, para disputarem o Campeonato do Mundo.

Com um lote praticamen­te definido de cerca de 20 elementos, Fernando Santos já não tem muitas dúvidas – nem espaço para grandes novidades. Um dos (poucos) lugares em aberto pode muito bem vir a ser agarrado por Guedes, assim ele consiga convencer o selecionad­or, não só nestes dois jogos particular­es, como depois ao longo da temporada no clube que representa.

A seu favor, para além das caracterís­ticas individuai­s conhecidas por todos, como a capacidade de explosão, o poder de finta em velocidade, a chegada à área e o apetite pelo golo, tem também a polivalênc­ia tática, potencialm­ente decisiva na hora de Santos elaborar a convocatór­ia final: Guedes faz todas as posições do ataque, desempenha­ndo com igual desenvoltu­ra um papel mais central, na grande área, como as posições junto à linha, tanto na esquerda como na direita.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal