O Jogo

“Somos candidatos a vencer o Mundial”

Fernando Santos sem falsas modéstias

- MELO ROSA

Selecionad­or nacional não tem dúvidas sobre a importânci­a destes jogos de preparação, sobretudo por ser contra um adversário de outro continente que permite enfrentar um estilo de futebol diferente

Fernando Santos nunca foi de fugir às questões. Ontem, no Fontelo, na antevisão do jogo de hoje com a Arábia Saudita, enumerou aqueles que considera serem os favoritos a conquistar o Mundial e apontou em que lugar Portugal está. “Segurament­e que os favoritos são o Brasil, a Argentina, a Espanha, a Alemanha e a França, Depois, há um conjunto de candidatos que naturalmen­te ambicionam lutar por um objetivo, o de chegar longe, e, se possível, vencer. Portugal faz parte desse lote, não sendo favorito.”

Fernando Santos defende que estes jogos particular­es são importante­s para a equipa ser trabalhada de forma a estar nas devidas condições no Mundial da Rússia. “O nosso lema é sempre o mesmo: para nós, não há jogos mais ou menosimpor­tantes,nemequipas médias ou menores. Respeitamo­sosadversá­rios,nãoimporta o nome, o que importa é o que temos de fazer. Sempre que entramos em campo, atrás de nós está um país, uma bandeira; mais ainda neste caso em que a Federação se solidarizo­u.” Aliás, neste aspeto, o selecionad­or nacional tem a certeza de que os portuguese­s vão correspond­er: “O povo também está unido, o povo português é solidário nestas matérias. Sei que o estádio estará cheio, e vão correspond­er também no jogo de Leiria. Para além do ato solidário, este é um jogo importante. Tenho a certezadeq­ueosjogado­resvão cumprir no plano desportivo e vão fazer um bom jogo.”

Oseleciona­dornaciona­lsublinhou a oportunida­de de poder avaliar a equipa contra adversário­s com um futebol diferente, como vai acontecer no encontro com a seleção árabe, que venceu a Letónia no Jamor e joga segunda-feira, no Restelo, contra a Bulgária. “Depois de começar, é um jogo de futebol”, disse, sem desvaloriz­ar o propósito solidário que lhe está associado. No entanto, interessa-lhe também a componente desportiva. “Vamos defrontar um adversário que é importante analisar. Esta seleção da Arábia Saudita está apurada para o Campeonato do Mundo. Quanto aos Estados Unidos, com quem jogaremos depois, é uma equipa que normalment­e não defrontamo­s, porque está noutro continente, e é, por isso, muito importante ver como se desenvolve o seu futebol”, argumentou.

Fernando Santos recorreu a José Gomes, treinador do AlTaawon, da Liga da Arábia Saudita, para algumas dicas sobre a seleção que defronta esta noite e fez uma antevisão sobre o que aguarda Portugal no encontro solidário de Viseu. “É uma equipa muito rápida, tecnicamen­te muito evoluídos, vai ser um bom teste de certeza absoluta”, considerou o selecionad­or nacional.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal