O Jogo

Rafa na porta de saída

Lesões no miolo: Samaris junta-se a Fejsa e Filipe Augusto

- VÍTOR RODRIGUES

Não joga há cinco partidas e empréstimo já foi abordado por Vieira e Vitória

Esta e a época de estreia no Benfica marcaram os piores inícios de época do extremo desde que é profission­al. Em 2015/16 somou 226 minutos em período homólogo ao atual, em que totaliza 319’

O Benfica pretende ver Rafa a ter mais protagonis­mo até final da temporada e, por essa razão, está a ser equacionad­a a cedência do extremo dos encarnados na reabertura do mercado de transferên­cias, em janeiro próximo. Ao que O JOGO apurou, este cenário até já foi abordado entre Luís Filipe Vieira e Rui Vitória, havendo um entendimen­to para que o tema volte a estar em cima da mesa durante o próximo mês, onde se procurará uma solução que permita a Rafa jogar mais do que tem conseguido até ao momento pelos encarnados.

Tendo custado ao Benfica 16,4 milhões de euros em 2016/17, valor pago ao Braga, é com alguma preocupaçã­o que os responsáve­is encarnados têm visto o apagamento do protagonis­mo de Rafa. Nesta que é a segunda temporada ao serviço do clube da Luz, o internacio­nal português apenas jogou 319 minutos, divididos por sete presenças em 18 jogos oficiais possíveis, onde apenas foi titular em três ocasiões: a última foi na Taça de Portugal, a 14 de outubro, contra o Olhanense. Em resumo, esta época e a anterior, entre Braga e Benfica, foram aquelas em que Rafa menos protagonis­mo teve na sua carreira profission­al: em 2016/17 alinhou 226 minutos em período igual ao atual, mas aí foi travado por uma lesão que lhe tirou tempo de jogo.

Na presente época, tem sido exclusivam­ente a opção de Rui Vitória que vem mantendo Rafa longe da equipa, ao ponto de o extremo estar há cinco jogos (dois com o Manchester United, Aves, Feirense e V. Guimarães) sem alinhar. Aliás, em quatro deles nem convocado foi e, em Old Trafford, fez a viagem para ser relegado para a bancada. Entre os extremos, Rafa já é o menos utilizado, atrás de Salvio (1000’), Cervi (665’), Zivkovic(507’)eDiogoGonç­alves (465’). Por tudo isto, dezembro será um mês-chave para Rafa poder tomar um novo rumo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal