O Jogo

NO ONZE PORTISTA CA

ÚNICOS O FC Porto é a única equipa da Liga que já utilizou todos os jogadores de campo de início em jogos de campeonato

- CARLOS GOUVEIA ANDRÉ MORAIS

Sérgio Conceição deu corpo à máxima que a maioria dos treinadore­s apregoa, mas raramente segue: oportunida­de a todos, num sinal claro de confiança ao plantel

Sinal de um plantel curto, mas também de que Sérgio Conceição olha para todos de igual forma e não hesita quando entende que tem de mudar, o FC Porto é a única equipa da I Liga que já viu todos os jogadores do plantel como titulares em jogos do campeonato. A relevância do dado não se esgota na infografia ao lado e remete para o significad­o que descrevemo­s no início deste texto. Conceição tem, como quase todos os treinadore­s, um onze-base. Mas não faz a coisa por menos e já surpreende­u um par de vezes. De tal forma que ainda no último jogo, com o Belenenses, juntou Hernâni e Diego Reyes à lista. Só faltavam mesmo os dois, ainda que ambos tivessem jogado já de início na Taça de Portugal e na Taça da Liga. Com o campeonato, fizeram bingo e aumentaram para 21 o número total de portistas que já foram primeira opção em jogos de campeonato.

Há, claro, equipas que já apresentar­am mais do que 21 titulares. O V. Guimarães é, a esse nível, o recordista: 28 jogadores, muito por causa de um início atribulado, que obrigou a utilizar vários que hoje estão na equipa B, mas também por algumas lesões recentes que até podem ajudar a promover a estreia do 29.º nos próximos tempos, mais concretame­nte o defesa David Luís.

Nestas contas só estão incluídos jogadores de campo. Mas até nos guarda-redes este FC Porto é diferente da maioria das equipas. Casillas começou a época a titular, José Sá assumiu entretanto. Poucos clubes utilizaram mais do que um, embora o Benfica, rival na luta pelotítulo,atéjátenha­chamado três ao onze. Na lista do plantel azul e branco só faltam mesmo jogar Vaná, João Costa e Fabiano. Não é de crer, no entanto, que algum o possa fazer. Pelomenosn­ospróximos­tempos...

As lesões de Soares, Hernâni e Otávio abrem boas perspetiva­saqueorest­odoplantel­continue a ter oportunida­des. Nem sempre foi assim, porém. Nasprimeir­assemanasd­atemporada, poucos treinadore­s mudaram tão pouco como Sérgio Conceição. Os excelentes resultados explicam a decisão.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal