O Jogo

Máscaras e stiques foram aprovados

Comissão técnica da FIRS e CERS-RH aceita máscara de hóquei no gelo e stique de guardião

- PAULA CAPELA MARTINS

O Comité Europeu de Hóquei em Patins (CERS-RH), em comunicado, informou que a sua Comissão Técnica, a mesma da Federação Internacio­nal de Patinagem (FIRS), recuou na proibiçãod­emáscarasc­omgrelha dianteira e stique de pá curta, mantendo a proibição de peitilho aumentado, como já aconteceu no Mundial. O CERS-RH esclarece que apenas “está a cumprir as normas da FIRS e da sua Comissão Técnica”,que,lembra,“éumórgão executivo”, adiantando não ter ficado “indiferent­e aos contributo­s recebidos, designadam­ente da Azemad (marca de equipament­os) e Labiomep (Laboratóri­o de Biomecânic­a da Faculdade de Engenharia da Universida­de do Porto)”.

O CERS-RH refere que a máscara com grelha “é uma proteção certificad­a numa das mais rigorosas atividades desportiva­scomoaNHL[liganorte-amerciana de hóquei no gelo]” e, como tal, é aceite pela FIRS. O guarda-redes vai poder usar stique de “jogador de campo ou o [stique] denominado de guarda-redes”, desde que dentro das medidas regulament­ares, entendendo-o o CERS-RH “como uma evolução na sua estrutura, com consequent­es benefícios táticos na ação do guarda-redes”.

Quanto ao peitilho, diz o comunicado que “a exemplo do sucedido no Mundial, não se deve permitir peitilhos que excedam as dimensões estipulada­s”. Os regulament­os são referentes a provas mundiais e europeias, não abrangendo as competiçõe­s nacionais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal