O Jogo

“Nada tem a temer”, garante Francisco J. Marques

Luís Gonçalves investigad­o pelo Ministério Público

- ANTÓNIO M. SOARES

O FC Porto está privado dos seus internacio­nais desde o jogo com o Belenenses, mas os jogadores que ficaram no Olival não deixaram de trabalhar. Longe disso! Sérgio Conceição e a sua equipa técnica planearam um trabalho diferente e, na impossibil­idade de poder abordar a vertente coletiva, têm concentrad­o o trabalho dos últimos dias no treino individual e específico. Estamos a falar, por exemplo, de movimentaç­ões individuai­s, ocupação dos espaços,colocação em campo, bolas paradas e trabalho de ginásio para colmatar lacunas identifica­das foram algumas das vertentes do esquema delineado, apoiado, quando necessário, numa compilação de vídeos elaborada pelo adjunto Dembélé, com situações práticas através das quais se procura mostrar os erros detetados aos jogadores e a forma como estes os podem corrigir.

O trabalho dos últimos dias foi orientado para os sectores e para as funções individuai­s dos jogadores. No caso prático de um lateral, por exemplo, o objetivo passou por melhorar a colocação em campo e a ocupação dos espaços no momento defensivo, para uma melhor reação na recuperaçã­o de bola, com imagens daquilo que se pretendia. No momento ofensivo, por exemplo, procurou afinar-se as compensaçõ­es defensivas para evitar desequilíb­rios, conforme esta seja feita por um médio ou um defesa. Com o lateral no último terço, a profundida­de e capacidade de aproveitam­ento da largura do campo foram aspetos revistos.

Aliás, no sector ofensivo,

boa parte da abordagem de Sérgio Conceição passou por trabalhar precisamen­te os espaços na largura e na profundida­de, de modo, por exemplo, a criar mais espaços internos no bloco defensivo do adversário e obrigá-lo a abrir o seu posicionam­ento. Num segundo tempo, os médios puderamrev­er a forma como me avançado lhor conseguem explorar esses mesmos espaços internos, com a abertura de linhas de passe laterais, em profundida­de ou mais recuadas, para retirar a bola das zonas de pressão, sem deixar de a conservar.

Noutra vertente ainda, a equipa técnica procurou perceber as razões que levam um a não render o esperado em determinad­a situação, analisando a sua colocação em campo, ou a movimentaç­ão na abordagem de determinad­o lance, repetindo exercícios para corrigir a situação. Privado de Soares e Marega, lesionados, e de Aboubakar por se encontrar ao serviço da seleção, os últimos dias foram aproveitad­os para moldar Galeno e André Pereira, avançados da equipa B que vêm treinando com o plantel principal.

Para além de exercícios que induzem os jogadores a reproduzir em campo o que é trabalhado nos treinos, a equipa técnica de Sérgio Conceição aproveitou para insistir nas bolas paradas, trabalhand­o a dinâmica das mesmas ao nível dos pontapés de canto, com bolas ao primeiro e ao segundo poste, e jogadores específico­s para acorrerem a uma cobrança mais longa ou mais curta. Marcano e Felipe, duas das principais torres portistas, estiveram à disposição...

A marcação de livres foi outra vertente trabalhada, com foco na procura do efeito surpresa com movimentaç­ões com implicação direta no lance ou para criarem manobras de diversão que distraiam o adversário.

 ??  ?? Vídeo: imagens compiladas por Dembélé são um instrument­o essencial para corrigir os jogadores
dos espaços, ginásio, movimentaç­ões, ocupação
Treinos:
paradas estiveram no menu colocação em campo e bolas
Vídeo: imagens compiladas por Dembélé são um instrument­o essencial para corrigir os jogadores dos espaços, ginásio, movimentaç­ões, ocupação Treinos: paradas estiveram no menu colocação em campo e bolas
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal