O Jogo

AZUL É A COR DO COMBOIO DA FESTA

FAMALICÃO Bom momento no campeonato faz com que os adeptos acreditem na surpresa

- JOÃO MAIA

Deslocação a Alvalade está a mexer com a cidade e os adeptos marcaram, atempadame­nte, um lugar no comboio fretado pelo clube que já está cheio. Ir apoiar os minhotos ao domingo é uma tradição

O Famalicão vai enfrentar o Sporting, para a Taça de Portugal, pela quarta vez nos últimos seis anos. Já parece habitual o encontro entre minhotos e lisboetas e, apesar de nos 20 encontros que contam a história de duelos entre as duas equipas os famalicens­es só terem empatado dois e perdido os restantes, a fé numa surpresa, na prova rainha, é grande na cidade.

À entrada do Fama Café, sediado no interior do Municipal de Famalicão, as conversas que se ouve remetem para o encontro de amanhã em Alvalade. “Este ano, só paramos no Jamor”, afirma um adepto. Na vitrina está colocado um aviso que informa existir tolerância de ponto para todos os elementos das camadas jovens, de maneira a irem apoiar o clube à capital. É grande o entusiasmo e há razões para isso: o conjunto orientado por Dito vem de três vitórias consecutiv­as na II Liga, campeonato no qual está no quinto lugar, a dois pontos de uma posição de subida. “Vamos matar o borrego, à quarta será de vez”, atira o sócio Manuel Costa.

Para que o Estádio de Alvalade tenha uma franja consideráv­el pintada de azul, o Famalicão fretou um comboio, tal como o fez em 2015, e já não há vagas disponívei­s. Difícil mesmo é encontrar alguém no Fama Café que não vá a Lisboa. Os que vão marcaram já na semana passada um lugar numa carruagem e Francisco Oliveira e Aires Fernandes andam com os ingressos no bolso. Já Manuel Costa deixa-o seguro em casa, pois “tem medo de o perder”.

Entre comboio, autocarros e viaturas próprias, serão cerca de 1000 os minhotos que estarão no palco leonino, não fosse obrigatóri­o, em dia de jogo, as gentes do concelho apoiarem o “Vila Nova”. “Vai ser uma invasão completa. Isto é como ir à missa ao domingo, só que é melhor”, brinca Aires Fernandes. “Esta é a minha segunda casa, uma segunda família que tenho”, completa Serafim Silva.

Francisco Oliveira vai assistir ao quinto jogo entre Sporting e Famalicão mas, para este, está mais esperançad­o. “Estamos num momento muito bom. Contudo, há dois anos tivemos mais apoio do que aquele que teremos amanhã. É a diferença da data...”, lamenta. Manuel Costa antevê “quatro ou cinco mexidas” implementa­das por Jorge Jesus, não mais do que isso porque o treinador sabe que “o Famalicão será difícil”.

“Isto é como ir à missa ao domingo. Só que é melhor”

Aires Fernandes

Sócio do Famalicão Famalicão e Sporting já se defrontara­m por 20 ocasiões. Quase metade (oito) foram para a Taça de Portugal e, nas seis épocas anteriores, este é o quarto jogo para a prova rainha

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal