O Jogo

EM PAZ ATÉ À PRIMAVERA

Portugal ganhou bem, embora ainda não tenha sacudido a tendência para se adiantar no marcador e regredir. Teve o 3-0 à mercê, mas falhou o penálti e a Suíça aproveitou

- MÓNICA SANTOS

Ainda não foi o jogo perfeito, mas teve o essencial, a vitória que permite encarar com sossego a longa pausa até voltar a jogar-se o Grupo 8 de apuramento para o Europeu, em março

Uma hesitação aqui, uma boa jogada acolá e um deserto de ideias na segunda parte resumem a vitória dos sub-21 sobre a Suíça, resultado que, à boleia do nulo da Roménia no País de Gales, fez Portugal encurtar para cinco pontos (com menos dois jogos) a distância para o líder. O selecionad­or deu o primeiro tónico à equipa debilitada na autoconfia­nça, ao manter o onze que empatou na Roménia e esta respondeu com um golo: Pedro Delgado, na esquerda, cruzou ao segundo poste, onde Diogo Gonçalves atirou de primeira para o 1-0. As bancadas aqueceram as mãos e ficaram à espera de mais. Uma arrancada de Ulisses Garcia refreou a expectativ­a. Houvequesu­portar ainda um par de investidas de Oberlin, antes de Diogo Jota, a jogar em casa, conquistar os aplausos do 2-0. Delgado colocou a bola na direita, onde Diogo Gonçalves assistiu o atacante do Wolverhamp­ton. Os suíços voltaram a carregar e, na resposta portuguesa, em mais um lance desenhado com uma simplicida­de bonita de ver, Jota foi agarrado na área por Hefti (devia ter sido expulso) e o estádio preparou-se para o golo da tranquilid­ade esse predicado estranho aos sub-21, como se constatou no remate de João Carvalho, para fora. Era o sinal para a Suíça explorar com todas as forças (e são bastantes) as debilidade­s que Portugal tem exposto no Grupo 8, escancarad­as num cruzamento de Lotomba: Francisco Ferreira falhou o alívio e a bola foi ter com o remate forte de Ulisses Garcia, em cheio na autoconfia­nça da equipa que, na segunda parte, se apagou. Das mãos quentes ao frio desconfort­ável foram 45 minutos de passos certinhos, previsívei­s, bem intenciona­dos, mas insuficien­tes para alimentar a esperança de voltar a aquecer as mãos – a exceção foi Joel Pereira, que agarrou a vontade suíça de chegar ao empate. Por agora, chega de ansiedade.

“A espaços, temos qualidade de jogo, mas somos inconstant­es. Continuamo­s a depender de nós. Perdemos cinco pontos e não queremos perder mais”

Rui Jorge

Selecionad­or dos sub-21 “A vitória era importante, porque já cedemos muitos pontos. Continuamo­s em jogo. Seleção A? Quem está nos sub-21 pode sempre ser chamado”

Diogo Jota

Avançado do Wolverhamp­ton

 ??  ?? Diogo Jota vai ser derrubado na área por Silvan Hefti, mas João Carvalho desperdiço­u a penalidade máxima
Diogo Jota vai ser derrubado na área por Silvan Hefti, mas João Carvalho desperdiço­u a penalidade máxima

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal