O Jogo

APURAMENTO EM JOGO

BASQUETEBO­L FC Porto recebe hoje (20h30) os finlandese­s do Kataja, podendo carimbar a passagem à fase seguinte da Taça da Europa da FIBA

- CATARINA DOMINGOS

Dragões precisam de vencer por quatro ou mais pontos e esperar que os montenegri­nos do Mornar Bar batam os Kapfenberg Bulls da Áustria. O Benfica recebe os Bakken Bears e está obrigado a ganhar

Presente na Taça da Europa da FIBA desde a primeira edição, em 2015/16, o FC Porto pode hoje carimbar o acesso à segunda fase de grupos da competição pela primeira vez, recebendo os finlandese­s do Kataja (20h30), na quinta jornada do Grupo C, no qual ocupam o segundo lugar (seis pontos).

Vindos de dois triunfos seguidos nesta prova, os dragões precisam de vencer os nórdicos por quatro ou mais pontos para anular a derrota sofrida há três semanas na Finlândia (88-84) e esperar que os montenegri­nos do Mornar Bar, que entram em campo uma hora mais cedo do que os dragões, superem os Kapfenberg Bulls da Áustria. Caso o apuramento, reservado aos dois primeiros, não seja alcançado hoje, resta uma ronda aos comandados de Moncho López (deslocação à Áustria) para nova tentativa.

“Precisamos­deestarmai­sfocados. Este é um jogo muito importante para o nosso futuro na competição. Se ganharmos, ficamos numa boa posição e, por isso, queremos jogar bem”, disse ao Porto Canal o poste Will Hanley, um dos destaques individuai­s dos azuis e brancos na caminhada europeia, com médias de 11,5 pontos e 5,8 ressaltos em seis encontros.

Na Finlândia, os portistas ofereceram grande réplica ao Kataja,tendootriu­nfoescapad­o apenas nos instantes finais – o base americano Marcus Gilbert escorregou numa altura em que tinha nas mãos o cesto da reviravolt­a. “Eles são uma boa equipa. Ganharamno­s no jogo da primeira volta, desde já sabemos que não vai ser fácil. Acho que temos boas hipóteses de ganhar se conseguirm­os impor o nosso jogo”, defendeu ainda Hanley.

Numa situação mais difícil, após a pesada derrota sofrida na Lituânia frente ao BC Nevezis (94-68), o Benfica também joga hoje (21h00) em casa, defrontand­o os Bakken Bears da Dinamarca, que lideram o Grupo B ao fim de quatro jornadas. Os encarnados encontram-se obrigados a ganhar para repetirem a passagem da época transata. “As possibilid­ades que temos – porque são vários os resultados que têm de acontecer para nosapurarm­os–,passamsemp­re por uma vitória no jogo de quarta-feira [hoje]. Portanto, não vale a pena estar a pensar mais à frente. Primeiro, temos de vencer e, depois sim,faremos as contas necessária­s”, resumiu em declaraçõe­s à BTV o técnico das águias, José Ricardo.

Will Hanley tem médias de 11,5 pontos e 5,8 ressaltos na Europa “Precisamos de estar mais focados. É um jogo muito importante para o nosso futuro na competição. Queremos jogar bem. O Kataja é uma boa equipa e desde já sabemos que não vai ser fácil”

Will Hanley “As possibilid­ades que temos passam sempre por uma vitória na quarta [hoje]. Depois, faremos as contas necessária­s”

José Ricardo

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal