O Jogo

ABOUBAKAR E MAIS DEZ

LESÕES NO PLANTEL REFORÇAM ESTATUTO DE IMPRESCIND­ÍVEL

- ANDRÉ MORAIS

O jogador mais sobrecarre­gado do FC Porto será trunfo contra o Portimonen­se André Pereira, avançado dos bês, é o próximo a ser promovido

Camaronês pode terminar o ano com 55 jogos e 4000 minutos nas pernas

O mais sobrecarre­gado do FC Porto não tem folga nem na Taça de Portugal. Lesões do plantel e estatuto de imprescind­ível lançam-no para um ano que pode terminar com 55 jogos e... 4000 minutos

Aboubakar não pára e amanhã deve ser novamente titular no ataque ao Portimonen­se,jogoparaaq­uartaelimi­natória da Taça de Portugal que o FC Porto quer vencer. Faltam nove jogos até ao final de 2017 e não é de prever que Sérgio Conceição dispense o camaronês de algum, a não ser que o segundo jogo da Taça da Liga (21 de dezembro) corra mal e o terceiro (dia 30 do mesmo mês) não sirva para mais do que cumprir calendário na única prova em Portugal que os dragões nunca venceram.

Oavançadon­ãotemmarge­m para parar. As lesões dos companheir­os e a importânci­a que readquiriu neste regresso ao FC Porto conferem-lhe um estatuto de que o treinador não abdica. Mesmo estando o jogador claramente sobrecarre­gado de jogos e minutos, como nenhum outro no plantel. Há quem tenha números parecidos, porque raramente são substituíd­os ou até foram, em determinad­os meses, mais sobrecarre­gados. Mas nenhum desses esteve tanto tempo a jogar sem parar. Aboubakar é o maratonist­a do grupo. Já lá vão 46 jogos disputados, mais três no banco sem ser utilizado. Se jogar o que falta, chega aos 55. Mais de um por semana. Como se não tivesse férias. E não teve mesmo.

O camaronês começou o ano na seleção dos Camarões, que jogou a CAN’2017. Como a

O avançado jogou pelo Besiktas, FC Porto e Camarões nesta longa caminhada. Foi nos dragões que mais jogou (1306’) e marcou (14 golos)

venceu, teve direito a jogar todos os desafios da prova e a carimbar o passaporte para a Rússia, onde disputou a Taça das Confederaç­ões em junho. No resto dos meses teve competição pelos clubes. Entre fevereiro e maio, ajudou o Besiktas com 16 jogos e 12 golos. Foi campeão e celebrou. Entre julho e o dia que corre, vem ajudando o FC Porto: mais 16 jogos, mas melhor média de golos, 14 no caso. Se for totalista até ao fim de 2017 chega aos 4000 minutos de utilização. Mas descanso a sério só mesmo no próximo verão. Os Camarões falharam o apuramento para o Mundial e o jogador terá, finalmente, férias a partir de meio de maio.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal