O Jogo

Dragão festeja 14 anos de vida

Estádio assinala mais um ano com 25 jogos realizados e apenas duas derrotas, ambas na Champions

- CARLOS GOUVEIA

Do atual plantel, Herrera é o jogador que mais vezes subiu ao palco. Aboubakar é o que marcou mais golos. Primeiro jogo do 15.º ano de vida é já amanhã, para a Taça de Portugal, contra o Portimonen­se

O Estádio do Dragão cumpre hoje 14 anos desde que foi inaugurado, no célebre triunfo por 2-0 ao Barcelona, que marcou a estreia de Lionel Messi pela formação blaugrana. Para assinalar a data, o museu do clube tem preparadas visitas temáticas e promete mostrar “pormenores que nunca se imaginaram e mais algumas surpresas”. Para tal, basta adquirir o Tour FC Porto. Amanhã, as portas abrem-se para mais um jogo oficial, desta feita com o Portimonen­se, para a Taça de Portugal.

Neste último ano de existência, o recinto portista foi palco de 25 partidas oficiais, das quais o FC Porto venceu 18 (72 por cento de sucesso), empatou cinco e perdeu apenas duas, ambas naCampeões, coma Juventus, na época passada, e como Besikt asna atual campanha. A maior goleada foram os 7-0 aplicados ao Nacional a 4 de março deste ano, ainda com Nuno Espírito Santo ao leme. Ao todo, os adeptos portistas festejaram 64 golos e pelas bancadas do palco que hoje sopra as 14 velas passaram quase um milhão de pessoas: 951 143 para sermos mais exatos.

Helton, com 156 jogos, continua a ser o jogador que mais vezes pisou o relvado do Dragão para um jogo oficial. Do atual plantel, o melhor registo pertence ao capitão Herrera com 77 jogos, nos quais assinou 13 golos. Jackson ainda é o goleador máximo do novo palco dos portistas, com 49 golos. Aboubakar, com 23 golos, é o que mais se aproxima entre aqueles que ainda representa­m o clube.

Ao todo, o FC Porto disputou 324 partidas oficiais nesta casa, tendo ganho 241, empatado 52 e perdido 31. Quanto a golos, o saldo é de 687-189.

 ??  ?? Dragão cheio é imagem de marca. E o último ano foi proveitoso nos resultados
Dragão cheio é imagem de marca. E o último ano foi proveitoso nos resultados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal