O Jogo

JORGE MENDES INVESTE EM FÁBIO MARTINS

BRAGA Empresário português adquiriu 40 por cento do passe do extremo

- PEDRO MARQUES COSTA

O investimen­to de Jorge Mendes tem como principal objetivo uma futura venda lucrativa do extremo, que renovou recentemen­te contrato com o Braga até junho de 2022

Em 2014, quando António Salvador decidiu avançar para a contrataçã­o de Fábio Martins ao Aves (a verba despendida nesta compra nunca foi revelada), a SAD do Braga garantiu apenas 50 por cento do passe do jogador, a mesma percentage­m que mantém na atualidade, tal como vem detalhado no último relatório e contas. Entretanto, a outra metade do passe foi trocando de mãos ao longo dos últimos anos, até chegar às de Jorge Mendes. O empresário português tem, neste momento, 40 por cento do passe de Fábio Martins, num investimen­to feito a pensar numa venda lucrativa a curto/médio prazo.

As qualidades reveladas pelo jogador levaram Jorge Mendes a garantir uma parte significa- tiva do seu passe, ainda que o empresário oficial do extremo seja outro, Gaspar Freire. Foi ele, aliás, que negociou a última renovação do contrato de Fábio Martins, que assinou, no passado mês de outubro, um vínculo válido para as próximas cinco temporadas. Ou seja, até junho de 2022 (o anterior terminava em 2019), que contempla ainda uma cláusula de rescisão de 25 milhões de euros.

Curiosamen­te, Jorge Mendes também tem parte significat­iva dos passes de pelo menos mais dois jogadores do plantel que ocupam as mesmas zonas do terreno: o promissor Xadas e ainda João Carlos Teixeira, que se encontra cedido pelo FC Porto até ao final da época.

Relativame­nte a Fábio Martins, há um plano traçado pelos responsáve­is do Braga e que visa a afirmação definitiva do jogador ao mais alto nível, de forma a proporcion­ar uma futura venda – a subsistênc­ia financeira do Braga estará sempre dependente delas... – num prazo máximo previsto de dois anos. Na equação relativame­nte à repartição do passe ainda ficam a faltar 10 por cento, que estão nas mãos de uma terceira entidade, uma empresa cujo nome nunca foi revelado.

Depois de ter feito a formação no FC Porto, Fábio Martins chegou a Braga em 2014, provenient­e do Aves, tendo realizado uma grande temporada na equipa B (13 golos em 46 jogos), sob o comando de Abel Ferreira. Nessa época, ainda participou em dois jogos pela equipa principal, tendo mesmo marcado na estreia com o Rio Ave, para a Taça da Liga (triunfo por 2-0). Nos dois anos que se seguiram foi emprestado ao Paços de Ferreira e Chaves (total de nove golos em 60 jogos), antes de regressar agora a Braga já com outro estatuto.

“Fábio Martins tem passado por tudo ao longo da época; titular, não convocado, suplente utilizado... E mostra sempre o mesmo foco. A renovação é fruto do seu trabalho” Abel Ferreira 28 de outubro de 2017

 ??  ?? marcou nas vitórias Fábio Martins
Registo: e Moreirense São Martinho ao Boavista, Estoril,
marcou nas vitórias Fábio Martins Registo: e Moreirense São Martinho ao Boavista, Estoril,
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal