O Jogo

Guedes decidiu duelo intenso

Minhotos queixaram-se da arbitragem de Tiago Martins

- PEDRO ROCHA

Num jogo em que os arsenalist­as facilitara­m na defesa e o Rio Ave mostrou as garras, o árbitro Tiago Martins foi protagonis­ta ao perdoar uma expulsão clara ao guardião Cássio

A magia que Vila do Conde transmitia aos adeptos e profission­ais do Braga acabou. Este Rio Ave faz lembrar cada vez mais o atual gigante minhoto, quando este resolveu crescer para se aproximar das equipas mais fortes do panorama nacional, e foi um permanente castigo para os visitantes, que, no mesmo recinto, haviam carimbado o passaporte para as as últimas finais da Taça de Portugal em que marcaram presença. Para variar, os vila-condenses apareceram bem mais cedo (na IV eliminatór­ia) e, num lance em que a defesa do Braga meteu água de forma inacreditá­vel para satisfação do experiente Tarantini, Guedes marcou e o Rio Ave nunca mais largou a magra vantagem alcançada ainda no primeiro tempo.

Algumas “tradições” até podem ser efémeras no futebol, mas outras relacionad­as com arbitragen­s polémicas parecem ser eternas e Tiago Martins fez por isso. Com critérios excessivam­ente brandos no capítulo disciplina­r, o juiz lisboeta viu Cássio derrubar Ricardo Esgaio fora da área e, em vez do vermelho direto, limitou-se a mostrar o cartão amarelo ao guarda-redes do Rio Ave, quando estavam decorridos apenas dez minutos e o marcador ainda apresentav­a uma igualdade a zeros.

Os cerca de três mil adeptos bracarense­s explodiram de indignação, mas não há volta a dar. Tiago Martins tem realmente um problema com os cartões e não é daltonismo, porque, maisàf rente, Jefferson empurraria Francisco Geraldesme­smo nas barbas do árbitro e não houve cartão para ninguém. Sem dúvida, um espetáculo interessan­te para os olheiros do AC Milan, Bordéus e Manchester United sentados nas bancadas, a rivalizar, pela positiva, com o “show” de João Novais, sempre bem coadjuvado por Tarantini e Pelé. Inconforma­do com a desvantage­m, à imagem de Fransérgio, Abel Ferreira fazia saltar do banco Hassan e Paulinho, mas o ataque do Braga não passava das ameaças. Faltou pontaria e serenidade.

 ??  ??
 ??  ?? João Novais, forte da meia-distância, obriga Danilo a encolher-se
João Novais, forte da meia-distância, obriga Danilo a encolher-se

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal