O Jogo

O sexto título de Pedro Lamy

Venceu a classe GTE-Am no Barém e festejou um campeonato que já conquistar­a em 2012

- ANTÓNIO G. RODRIGUES

Quarenta anos depois de ter conquistad­o o primeiro título da sua carreira, o piloto português somou ontem a sexta conquista mundial, agora numa categoria do Mundial de Resistênci­a.

A quarta vitória da temporada, ontem, nas 6 Horas do Barém, valeu à equipa de Pedro Lamy o título mundial de resistênci­a na classe GTE-Am. Um título que lhe escapava desde 2012. Na temporada anterior, a festa só não aconteceu porque nesse ano só era atribuído o título às equipas.

Com um Aston Martin ofi- cial, Pedro Lamy, que faz equipa com Paul Dalla Lana e Mathias Lauda, fez mais do que o exigido, pois o terceiro lugar bastava. Mas festejou a quarta vitória, numa época com nove provas. “O fantástico trabalho da equipa tem-nos proporcion­ado um carro competitiv­o e fiável”, enaltecera o português, que conquistou o primeiro título há 40 anos, então no minimotoci­clismo. Era o princípio de uma carreira em quesomouai­ndatítulos­deminimoto­crosse, Fórmula Ford, Fórmula Opel e teve uma passagem pela Fórmula 1. Foi mesmo o primeiro piloto português a pontuar na categoria máxima.

Nos carros, Lamy conta já títulos nacionais, europeus e mundiaisde­GT(1998),deGT1 nas Le Mans Series (2004), bem como um título nas Le Mans Series, com a Peugeot oficial, em LMP1.

Na prova que marcou a despedida da Porsche, a vitória foi para a Toyota, com Sebastien Buemi, Anthony Davidson e Kazui Nakajima. Hoje, a equipa japonesa vai proporcion­ar um teste a Fernando Alonso, que pretende vencer as 24 HorasdeLeM­ans.“Estamosmui­to excitados com este teste. Estou curioso para ouvir o que tem para nos dizer sobre o carro”, comentou Hisatake Murata, presidente da equipa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal