O Jogo

“Aguentei o mais que pude e defendi”

Marco evitou que Pedro Tiba reduzisse o marcador ao minuto 73. Guarda-redes revela a decisão que tomou para evitar o golo flaviense

- ARTHUR MELO

Demorou a esticar-se na baliza e reconhece ter tido “a sorte” de ter desviado “com o pé” o remate do médio do Chaves. A torcer pela “subida de divisão”, Marco deseja “passar mais uma eliminatór­ia” na Taça

Competênci­a;sorte;arte; perspicáci­a! Já são vários os adjetivos utilizados para caracteriz­ar quem marca uma grande penalidade. A perspetiva e a análise do lance é sempre vista do lado de quem bate e raramente do lado de quem defende. E domingo, nos Açores, Marco defendeu uma grande penalidade que evitou o Chaves de regressar à discussão da eliminatór­ia, quando ainda faltavam mais de 15 minutos para jogar.

Do lado de quem defende os adjetivos a utilizar podem ser os mesmos, mas o guarda-redes do Santa Clara, que reconhece ter trabalhado este aspeto do jogo na semana que antecedeu a partida, revela com grande naturalida­de a decisão que tomou naquele momento: “Aguentei o mais que pude antes de me atirar e defendi!” “Tive sorte em ainda conseguir tocar com o pé”, relata o jogador, que foi titular nos três jogos que os açorianos já realizaram naTaça de Portugal.

Dito assim, desta forma, parece fácil. Fácil de mais até, mas para Marco, que fica em cima do risco fatal à espera do golpe, a dificuldad­e também existe para quem marca. “Estes lances são trabalhado­s e estudamos os adversário­s. Mas é tão difícil para quem defende como para quem marca. Nestes lances há também muito de intuição, de destino”, realça o guardião, que em três jogos nesta competição sofreu um golo.

Tal como em 2008/2009, os açorianos voltam a marcar presença nos oitavos de final daTaça e Marco, apesar de considerar que o objetivo é o campeonato – “queremos a subida de divisão”, vincou – não des- carta a possibilid­ade de poder passar mais uma eliminatór­ia: “Gostava de passar mais uma eliminatór­ia”. “Seriabom para o grupo em termos de valori- zação. Qual o adversário? Não sei que equipa gostaria de apanhar”, completou o jogador, que esta época trocou Freamunde pelos Açores.

 ??  ?? O penálti defendido por Marco impediu o Chaves de voltar à discussão do resultado
O penálti defendido por Marco impediu o Chaves de voltar à discussão do resultado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal