O Jogo

Dragão ainda equilibrou mas está fora da Europa

Desde que Taça EHF passou a ter grupos, em 2012/13, apenas em três épocas equipas portuguesa­s estiveram nessa fase. Sporting em 2013/14, FC Porto em 2014/15 e 2016/17 e Benfica também em 2016/17 Tarefa do FC Porto frente ao Fuchse Berlim, primeiro classi

- VANDA PINTO

A tarefa dos dragões já se previa bastante complicada, depois da derrota na primeira mão, no Dragão Caixa, por 3027. Em Berlim, frente ao Fuchse, primeiro classifica­do da liga alemã em igualdade pontual com o Flensburg, o FC Porto voltou a perder, embora por números um pouco mais pesados: um 33-25, na segunda mão da terceira ronda de qualificaç­ão, deixou os azuis e brancos fora da Taça EHF, competição que pela terceira vez desde que é disputada nos moldes de fase de grupos–esta éa sexta época–,nã ovai ter nenhum clube português nessa fase.

Anular a desvantage­m de três golos frente a uma das melhores equipas do mundo, no seu pavilhão, era assumidame­nte difícil, e desde o início da partida se percebeu que os alemães não estavam dispostos a dar margem para os portistas sonharem. O FC Porto esteve em desvantage­m desde a abertura do marcador até que ele se fechou, embora tendo equilibrad­o até aos 20 minutos da primeira parte – com Hugo Laurentino em bom plano –, altura em que uma bola no ferro de Spelic e uma defesa de Silvio Heinevette­r não deixaram os dragões encostar. O Fuchse aproveitou para aumentar a vantagem no fim dos 30 minutos iniciais, chegando ao intervalo já a vencer por cinco (17-12). O recomeço do encontro não foi fácil para os azuis e brancos, que até entraram determinad­os – ao apresentar­em um estilo de jogo mais rápido e com Rui Silva em destaque, ao marcar, assistir e conquistar um livre de sete metros – a não deixar fugir mais o líder alemão, mas uma série de defesas de Petr Stochl e os consequent­es contra-ataques tiveram o efeito indesejado: os alemães construíra­m a vantagem de oito/ nove golos que depois geriram até final.

Com o FC Porto afastado da EHF, e após a eliminação do Benfica na segundar ondad estames m aprova, pelos polacos doGw ardia Opole,n as competiçõe­s europeias restam Sporting, na Liga dos Campeões, mas já sem aspirações a passar a fase de grupos, e o Madeira SAD, que se encontra apurado para jogar os oitavos de final da Taça Challenge.

 ??  ?? Miguel Martins marcou cinco golos e teve uma boa atuação em Berlim
Miguel Martins marcou cinco golos e teve uma boa atuação em Berlim

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal