O Jogo

“ESPERO TRÊS EQUIPAS COM CORAGEM...”

Abel Ferreira não teme que as críticas do FC Porto à arbitragem condicione­m o trabalho do árbitro

- PEDRO MARQUES COSTA

“Conceição? Não temos uma relação pessoal, apenas profission­al”

Abel Ferreira

Treinador do Braga

Abel Ferreira desvaloriz­ou o mau momento do FC Porto, antes de dar por encerrado o recente malentendi­do com Sérgio Conceição. O Braga vai ao Dragão com o mesmo objetivo de sempre: vencer

Na quarta-feira, dia seguinte ao jogo com o Moreirense, o FC Porto solicitou, com “carácter de urgência”, uma reunião ao Conselho de Arbitragem da FPF para expor um “inaceitáve­l” conjunto de “erros da arbitragem” que, segundo o clube, “coloca em causa a verdade desportiva” do campeonato. Ora, em resposta, Abel Ferreira começou por dizer que não teme que este tipo de ações condicione­m o trabalho do árbitro desta noite – nome ainda não foi revelado –, ainda que tenha exigido “coragem” ao escolhido. “O que espero é que estejam três grandes equipas em campo, todas com audácia e coragem, e a escolher sempre as melhores opções. Foi precisamen­te isso que também disse aos meus jogadores: neste tipo de jogos é preciso ter calma, discernime­nto, e ir à procura das melhores soluções. E quando temos os melhores recursos à nossa disposição, como é o caso, somos obrigados a dar o nosso melhor. Sendo assim, estou à espera do melhor FC Porto, do melhor Braga e do melhor árbitro para dirigir esta grande partida”, afirmou.

Para além dos elogios à força do FC Porto, uma equipa “pragmática e com muita qualidade individual e coletiva”, que continua “sem perder” no campeonato, Abel Ferreira fez ainda questão de voltar a falar sobre o recente mal-entendido com Sérgio Conceição. “Como já disse, não temos uma relação pessoal, mas temos uma relação profission­al. Sou de Penafiel e esse foi o primeiro clube do Sérgio nos seniores. Por isso, repito: é uma pessoa que admiro pelo percurso que tem feito.” E terá sido isso que Abel Ferreira disse a Sérgio Conceição quando lhe telefonou? “Temos uma relação cordial, mas não a tenho só com o Sérgio. A minha filosofia de vida é ser feliz e fazer os que estão comigo felizes. Quando se é sério e profission­al, ninguém pode deturpar aquilo que dizemos. Na altura, fiz o que os grandes homens fazem, falar cara a cara, até porque não preciso demandar recados por ninguém ”, rematou. O treinador do Braga disse ainda que o atual momento menos positivo do FC Porto não terá influência no jogo, estando à espera de um “bom espetáculo” entre “duas grandes equipas”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal