O Jogo

REGULAMENT­O DISCIPLINA­R PARA SÓCIOS AQUECE A AG

Em reunião magna extraordin­ária serão apreciadas alterações estatutári­as e ainda a criação de um novo regime para sancionar infrações de associados... que vão pedir o adiamento da discussão

- RAFAEL TOUCEDO

Realce para a extinção do Conselho Leonino e a eleição por lista completa. Bruno queria impedir ainda a criação de grupos como o que levou à queda de Godinho Lopes, mas alterou, ontem, esse ponto

O Edifício Multidespo­rtivo leonino acolhe, esta tarde (14h30), uma assembleia geral extraordin­ária que está a gerar umaondadei­nsatisfaçã­oedeixa antever uma discussão fraturante. Em causa estão várias alterações estatutári­as (ponto 6 da ordem de trabalhos) e a aprovação de um Regulament­o Disciplina­r para os sócios (ponto 7). Contudo, o descontent­amento em relação aos dois citados pontos vai levar, sabe O JOGO, a que vários sócios proponham o adiamento da sua discussão, pois são-lhe apontadas ilegalidad­es. Sinal claro da contestaçã­o às propostas é o facto de o presidente, Bruno de Carvalho, ter dissecado os pontos sensíveis no Facebook (ver página ao lado) e de, a menos de 24 horas da realização da AG, as propostas terem sido reescritas.

Começando pelo ponto 6, os destaques são as alterações de natureza orgânico-formal, nomeadamen­te a extinção do Conselho Leonino (para entrar em vigor após o próximo ato eleitoral); e o fim do método de Hondt para a eleição do Conselho Fiscal e Disciplina­r (substituíd­o por eleições por lista completa para todos os órgãos sociais). Quanto às questões de natureza disciplina­r (ponto 7), o objetivo é que entrem em vigor no prazo de 30 dias. Passará a ser possível a expulsãode­sócioseasu­asuspensão. Em alteração produzida ontem, quem deixar de ser sócio voluntaria­mente durante ação disciplina­r para a sua expulsão, só poderá requerer a readmissão após oito anos.

Consideram-seinfraçõe­sdisciplin­ares “injuriar, difamar ou ofender o Sporting, os seus órgãos sociais ou qualquer dos seus membros”. Por último, de salientar o recuo, no documento redigido e apresentad­o ontem, quanto a uma proposta que estava a gerar polémica. Configurar­ia infração disciplina­r “criar ou fomentar a criação de grupos que por qualquer modo possam perturbar o trabalho dos órgãos sociais”, alínea que teria impedido a criação do movimento “Dar Rumo ao Sporting”, que, em 2013, desencadeo­u a queda de Godinho Lopes. A infração passou a ser por “praticar atos ou comportame­ntos, no âmbito da atividade de grupos reconhecid­os ou identifica­dos com o Sporting, ofensivos ou injuriosos de qualquer membro dos órgãos sociais”.

 ??  ?? É esperada boa afluência de associados na assembleia geral desta tarde em Alvalade
É esperada boa afluência de associados na assembleia geral desta tarde em Alvalade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal