O Jogo

Caso Rangel chegou até João Vieira Pinto

Programa “Sexta às 9” levanta a hipótese de o juiz desembarga­dor ter recebido vantagens de José Veiga para influencia­r o processo ligado a JVP

- —R.C.

Programa fala em “imprecisõe­s, contradiçõ­es e vícios de raciocínio” no acórdão que absolveu José Veiga, Luís Duque e Rui Meireles, aumentando para quatro anos a pena do antigo futebolist­a

João Vieira Pinto pode ter sido uma das vítimas do alegado esquema de irregulari­dades associado ao juiz Rui Rangel, prometendo avançar de novo para a Justiça a propósito da sua transferên­cia do Benfica para o Sporting, em 2000.

Já em 2013, João Vieira Pinto acabou condenado a quatro anos de prisão, suspensos mediante o pagamento de 508 mil euros. Uma sentença que, segundo avançou ontem o “Sexta às 9” (RTP 1), pode ter sido deturpada devido à interferên­cia ilegal de um juiz, pelo que o antigo futebolist­a promete agir. “Se ficar provado que houve interferên­cias, irei agir com todas as minhas forças e pedir a revisão da sentença”, declarou João Pinto.

Em primeira instância, os tribunais tinham acusado João Pinto, José Veiga, Rui Meireles e Luís Duque de fuga ao pagamento dos impostos relativos ao prémio de assinatura (4,2 milhões de euros) que o jogador recebeu por trocar as águias pelos leões. Na altura, JVP tinha sido condenado a um ano e meio, Duque e Meireles a dois anos e Veiga a quatro anos e meio. No entanto, após recurso, o Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) absolveu Veiga, Duque e Meireles, aumentando a pena de Pinto,

“Se provarem as interferên­cias, vou pedir a revisão da sentença”

João Vieira Pinto

Diretor da FPF e ex-futebolist­a

atual diretor da Federação Portuguesa de Futebol. “Se era o menos penalizado e depois passei a ser o único penalizado, naturalmen­te que achei estranho”, comentou ontem o antigo jogador.

Rui Rangel (juiz no TRL) terá recebido “vantagens de José Veiga para influencia­r decisões em três processos”. Um deles foi o de João Pinto, que “teve como relator o desembarga­dor Rui Gonçalves”, acusado ao tempo pelo Ministério Público (MP) de “agir sem base legal para absolver Veiga, Duque e Meireles”. O acórdão “estava repleto de imprecisõe­s, contradiçõ­es e vícios de raciocínio”, pelo que Duque, Meireles e Veiga terão sido “injustific­adamente ilibados”, considerou na altura o MP.

Caso se prove que Rui Gonçalves foi influencia­do por Rangel após um suborno de José Veiga, João Pinto voltará aos tribunais. “Sinto uma enorme injustiça. Este caso provocou muitos estragos na minha vida pessoal e profission­al. Fiquei muito fragilizad­o”, disse ainda JVP.

 ??  ?? João Vieira Pinto foi o único condenado no caso da sua saída da Luz para Alvalade
João Vieira Pinto foi o único condenado no caso da sua saída da Luz para Alvalade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal