O Jogo

Jonas ao ataque por novo pleno

Tal como fez ao Rio Ave, último rival, o camisola 10 pode marcar nos três jogos contra o Portimonen­se esta temporada

- PAULO NUNES TEIXEIRA

Brasileiro marca há dez desafios consecutiv­os e procura igualar o recorde de Julinho, que em 1949/50 esteve uma dúzia de partidas sempre a faturar ao serviço dos encarnados

Melhor marcador do campeonato nacional, com 25 golos, Jonas ataca o jogo de sábado com o Portimonen­se de olho no pleno frente aos algarvios. Se marcar à equipa de VítorOlive­ira,próximoadv­ersário dos encarnados, o Pistolas termina a época com golos nos três jogos com os alvinegros, pois se na primeira volta apontou um tento no triunfo do Benfica por 2-1, na Luz, repetiu a dose no empate para a Taça da Liga (2-2).

No sábado, o internacio­nal brasileiro procurará completar o ciclo de encontros com os algarvios com mais um golo, atingindo um pleno verificado também na jornada que ontem terminou. Com o Rio Ave, Jonas fez o terceiro na goleada por 5-1, depois de já ter faturado em Vila do Conde nos embates da liga e Taça de Portugal – no jogo do campeonato assegurou o empate, de penálti.

Desde que veste a camisola do Benfica, Jonas só defrontou o Portimonen­se esta temporada e no sábado uma das missões do avançado passa por dar continuida­de ao atual momento. Jonas marca há dez jogos seguidos (por opção, não foi convocado para o duelo com o V. Setúbal relativo à Taça da Liga, no fim de dezembro) e persegue Julinho. Em 1949/50, o antigo avançado conseguiu alcançar uma série de 12 embates seguidos a faturar de águia ao peito, recorde que nem Eusébio conseguiu bater. Tal como Jonas, o Pantera Negra e Arsénio também chegaram à dezena de golos apontados em jogos consecutiv­os, mas não ultrapassa­ram esse registo, que o avançado brasileiro ainda pode bater.

Segundo melhor marcador estrangeir­odahistóri­adoBenfica, atrás de Cardozo – Tacuara é líder disparado com 172 golos –, o Pistolas totaliza 90 golos na liga portuguesa e, esta temporada, regista uma média superior a um golo por jogo. Aposta de Rui Vitória em todas as jornadas já disputadas (21), Jonas tem 25 golos, o que equivale a uma média de 1,19 tentos por partida no campeonato. A principal vítima do brasileiro é o Belenenses, formação que já sofreu 11 golos do camisola 10.

 ??  ?? Jonas só ficou em branco este ano na Liga em dois jogos, frente a Chaves e FC Porto
Jonas só ficou em branco este ano na Liga em dois jogos, frente a Chaves e FC Porto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal