O Jogo

Sérgio Conceição “A única falta do Sérgio foi cruzar tão bem...”

Treinador do FC Porto falou numa superiorid­ade total da sua equipa, considerou que o resultado peca por escasso e ainda respondeu às críticas de Jorge Jesus à arbitragem

-

Sérgio Conceição confidenci­ou que já sabia, desde o final do último jogo entre as duas equipas em Braga, que o Sporting ia utilizar uma linha defensiva com cinco elementos

O FC Porto venceu o Sporting, mas, para Sérgio Conceição, “continua tudo em aberto” e por decidir no jogo da segunda mão, que se realizará em Alvalade, a 18 de abril. “Nada estaria decidido mesmo se tivéssemos vencido por 2-0. Não nos podemos esquecer de que estamos a falar de duas das melhores equipas em Portugal e estes são jogos em que é sempre difícil prever o que vai acontecer. Hoje [ontem], fomos fiéis aos nossos princípios, enquanto o Sporting modificou a sua estratégia”, contou o treinador do FC Porto, que não se mostrou surpreendi­do com a mudança tática apresentad­a pelo Sporting. “Vou confidenci­ar uma coisa: depois do último jogo que fizemos contra o Sporting, em Braga, disse aos meus adjuntos que o Jorge Jesus vinha aqui com uma linha defensiva de cinco jogadores. Estava à espera disto, não me surpreende­u nada, e a prova disso são as três oportunida­des que criámos na primeira parte. Temos uma grande diversidad­e de movimentos no ataque e sabíamos que contra uma linha de cinco defesas era importante que os avançados jogassem de dentro para fora e os alas ao contrário. Aconteceu algumas vezes, lembrome de uma oportunida­de de Brahimi na primeira parte que nasceu assim”, prosseguiu.

Mas, afinal, que pistas levaram Sérgio Conceição a imaginar esta mudança tática no Sporting? “Eles tiveram uma situação idêntica na Liga dos Campeões, jogaram desta forma com o Barcelona. Conhecendo um bocadinho o Jorge Jesus, e percebendo que esta eliminatór­ia se joga a duas mãos, acho esta aposta normal. Ele foi inteligent­e, até porque também tinha alguns jogadores que não podiam jogar. É a parte estratégic­a do jogo; ganhámos, mas ainda faltam 90 minutos”, explicou.

Sérgio Conceição considerou ainda que o “Sporting saiu mais satisfeito” com o resultado de ontem. “O FC Porto foi muito superior. Ou melhor, foi só superior, porque para ser muito superior teríamos de ter concretiza­do mais oportunida­des de golo. Dentro da nossa dinâmica, o Sporting tentou sempre quebrar o ritmo do jogo, como ficou provado pela demora nas reposições de bola do Rui Patrício. Tenho de lhes dar os parabéns por essa estratégia, por tentarem quebrar esse ritmo constante que é tão importante para nós. No geral, o resultado é curto para o que se passou em campo”, afirmou Conceição, que reconheceu que este resultado dá “algum conforto” à equipa, sobretudo depois da forma “injusta” como perdeu a meia-final da Taça da Liga.

O treinador rebateu ainda as dúvidas de Jorge Jesus sobre a legalidade do golo do FC Porto, ao alegar uma falta de Sérgio Oliveira sobre Bruno Fernandes – “a única falta que ele cometeu para o Sporting foi ter cruzado tão bem”, disse –, e ainda contrapôs a “constataçã­o” da véspera do treinador do Sporting que falou num adversário muito faltoso. “Na minha aldeia, costuma dizerse que o peixe morre pela boca. O Sporting cometeu 27 faltas. E nós fizemos 17”, rematou.

“Mudança tática no Sporting? Estava à espera disto e a prova disso são as três oportunida­des que criámos na primeira parte”

“O FC Porto foi muito superior. Ou melhor, foi só superior, porque para ser muito superior teríamos de ter concretiza­do mais oportunida­des”

“Na minha aldeia, costuma dizer-se que o peixe morre pela boca. O Sporting cometeu 27 faltas. E nós fizemos 17”

“O resultado foi curto para o que se passou em campo”

“Soares? Ele refletiu e sabe que errou. Eu também errei quando era jogador. O importante é que não se repita”

“Aboubakar não treinou nos últimos três dias. Ele nem conseguia fazer corrida numa intensidad­e baixa”

 ??  ?? Sérgio Conceição felicita Casillas no jogo 100 do guarda-redes pelo FC Porto
Sérgio Conceição felicita Casillas no jogo 100 do guarda-redes pelo FC Porto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal