O Jogo

“Sporting foi a equipa mais conservado­ra”

- Treinador e ex-jogador do Sporting

1 Que lhe pareceu a proposta tática de Jorge Jesus ao fazer alinhar três centrais neste clássico?

—Não foi a primeira vez que o Sporting jogou com um sistema de três centrais. Jesus adotou este desenho mais para jogar em transição e também, claro, na tentativa de surpreende­r. Infelizmen­te não foi o melhor resultado para o Sporting, que foi uma equipa mais conservado­ra, à espera de que o jogo rolasse para ver no que iria dar.

2 O FC Porto chegou ao golo no melhor momento do Sporting. Isso foi um elemento-chave para o ânimo das duas equipas?

—O jogo teve partes distintas. O FC Porto foi mais pressionan­te e tem uma caracterís­tica importante: a sua reação à perda de bola é muito positiva em qualquer parte do campo. É um conjunto muito compacto. Na segunda parte, o Sporting soltou-se e chegou mais perto da baliza adversária, teve as suas ocasiões, empregando maior objetivida­de e profundida­de, equilibran­do, mas o FC Porto foi eficaz numa incursão ofensiva, embora o Sporting tenha acabado por cima. Houve alguma supremacia do FC Porto, em especial na primeira parte.

3 O Sporting voltou ao seu sistema-padrão e mexeu tarde demais?

—Jorge Jesus avalia os jogadores e trabalha com eles diariament­e. Ele saberá das condições de cada um perante cada momento. Não vou por outro tipo de crítica. Penso que não é um resultado assim tão negativo e decerto que o Sporting jogará de forma diferente na segunda mão, onde esta derrota poderá ser revertida.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal