O Jogo

CAMPEÃO NA ELITE EUROPEIA

Entre os 20 atuais vencedores das principais ligas europeias, o Benfica é o terceiro clube com melhor aproveitam­ento pontual

- MARCO GONÇALVES PAULO NUNES TEIXEIRA

Só Juventus e Bayern, na Serie A e Bundesliga, têm uma percentage­m superior à apresentad­a pelos encarnados, cujo ataque é o quarto melhor das 20 equipas analisadas por O JOGO

Segundo classifica­do a dois pontos do FC Porto – ainda tem a partida com o Estoril porcomplet­ar–,c onsequênci­a do deslize do Sporting com o Estoril, o Benfica apresenta um índice de aproveitam­ento pontual de 79,4 por cento no campeonato. Entre os campeões em título das 20 principais ligas europeias, trata-se de um registo apenas batido por Juventus e Bayern.

O JOGO fez as contas e os italianos, que mediram forças com o Sporting na fase de grupos da Liga dos Campeões, amealharam 59 de 69 pontos possíveis (85,5 por cento), enquanto o vencedor da última Bundesliga regista 84,1 por cento de aproveitam­ento nas 21 jornadas disputadas (ver grafismo ao lado).

À procura do pentacampe­onato, a formação orientada por Rui Vitória está à frente do Real Madrid, cujo desempenho paupérrimo atira os merengues para o 13.º lugar desta lista. Em situação semelhante encontra-se o Chelsea, campeão inglês, cuja nação é a segunda do ranking da UEFA. A campanha irregular dos blues vale o 11.º posto desta hierarquia aos londrinos.

Até ao momento, a produção ofensiva encarnada também está num lugar de destaque. Neste lote de 20 formações, o Benficaéo quarto melhor ataque. Com 52 golosm arcados no campeonato, as águias batem equipas com outros argumentos financeiro­s, como o Bayern(51),m as sãoultrap assadas pelo APOEL, campeão cipriota, cuja concorrênc­ia parece não ter defesas sólidas, face aos 64 golos apontados. Seguem-se a Juventus, que leva 59 remates certeiros, e o Mónaco, equipa que o Benfica tenta destronar do terceiro lugar; os jogadores orientados por Leonardo Jardim têm 56 golos marcados na Ligue 1.

Numa análise à diferença entre tiros com êxito e tentos sofridos, o Benfica também continua em posições cimeiras. O tetracampe­ão segue no lugar mais baixo do pódio (38), atrás de Juventus e APOEL (ambos com 44).

Pese a quebra das águias logo no início do campeonato, quando deixaram escapar FC Porto e Sporting à quarta jornada, na sequência do empate em Vila do Conde, com o Rio Ave, verifica-seque, curiosamen­te ,poucos foram os campeões a manter a pedalada da época anterior. Líder deste índice, a Juventus é, contudo, segunda na Serie A e só mesmo o Bayern tem o hexa à vista, já que está na frente com 18 pontos de avanço sobre o mais direto perseguido­r. APOEL, Shakhtar de Paulo Fonseca, RB Salzburgo e Légia são os restantes líderes dos respetivos campeonato­s.

Só Juventus e APOEL batem o Benfica no que respeita à diferença entre golos marcados e sofridos nos campeonato­s dos respetivos países

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal