O Jogo

DIPLOMACIA SUBZERO

PyeongChan­g pode ficar na história por unir as duas Coreias, mais do que pelos resultados. Norueguese­s são favoritos e Portugal só “pica o ponto”

- CARLOS FLÓRIDO

Os Jogos da Coreia do Sul, com temperatur­as noturnas de -20 graus, vão ser dos mais frios de sempre. Em contrapart­ida, a loucura para ouvir a orquestra norte-coreana aqueceu corações

Os 80 manifestan­tes que ontem foram travados por uma centena de polícias à entrada da sala onde a Samjiyon Band ia tocar pouco importaram; aliás, o desfile militar anual que a Coreia do Norte acabou por fazer também não; a existência de 150 mil pedidos para ouvir a orquestra da Coreia do Norte – foram sorteados 1560 bilhetes – falaram mais alto, tal como os sorrisos dos atletas da Coreia do Norte durante os treinos que antecedera­m a Cerimónia de Abertura, marcada para hoje, a partir das 11h00 portuguesa­s. Os Jogos Olímpicos vão abrir comas duas Corei asa desfilarem juntas, Portugal representa­dopor dois atleta se a Noruega a surgir como favorita.

Com 118 títulos e 329 medalhas, aNoruegaé amai orpotência­d os Jogos de Inverno, embora não tenha ganho as edições mais recentes. Isso talvez mude em PyeongChan­g, onde se pode bater o triste máximo de temperatur­as mais baixas da história – o recorde está nos -13 graus de Lake Placid, em 1980 – e os norueguese­s surgem como favoritos para as casas da apostas, à frente de uma Alemanha que é a grande rival. Os analistas da Gracenote Olympic calculam 14 ouros para cada país.

Nesta edição faltará a Rússia, mais medalhada há quatro anos, em Sochi, mas desta vez limitada a atletas individuai­s e a uma equipa que pode surpreende­r: como a NHL proibiu os seus profission­ais de ir aos Jogos, deixando Canadá e Estados Unidos com equipas de recurso, a Rússia é favorita!

A norueguesa MaritBjorg­en, já com seis títulos e dez medalhas no cross-country, a holandesa Ireen Wust (quatro ouros na patinagem de velocidade), as norte-americanas Lindsey Vonn e Mikaela Shiffin, estrelas do esqui alpino, e o patinador holandês Sven Kramer serão nomes a seguir. Quanto aos portuguese­s, é preciso “aplaudi-los, mesmo sendo os seus resultados modestos à escala global”, admite José Manuel Constantin­o, presidente do COP.

 ??  ?? Atletas da Coreia do Norte vão desfilar hoje em conjunto com os do Sul
Atletas da Coreia do Norte vão desfilar hoje em conjunto com os do Sul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal