O Jogo

41 socos na cabeça mataram Carvalho

-

O português João Carvalho, conhecido por “Rafeiro”, morreu após 41 socos na cabeça que lhe provocaram um hematoma subdural agudo (hemorragia no crânio), devido a trauma de força contundent­e com aspiração de conteúdo gástrico, revelou ontem um tribunal de Dublin (Irlanda), que concluiu ter sido o óbito acidental. O lutador de 28 anos morreu no hospital a 11 de abril de 2016, dois dias após um combate de MMA, interrompi­do ao terceiro assalto, que o árbitro descreveu como “intenso” mas “não incomum”.

O inquérito revelou que Carvalho cambaleou antes de o combate ser suspenso (o juiz fê-lo porque o português “parecia exausto”), mas esteve à conversa com o adversário antes de começar a vomitar e perder os sentidos. Foi difícil retirá-lo do gabinete médico devido às pessoas no corredor, tendo sido transporta­do no chão da ambulância, que se dirigia a um hospital mas foi para outro porque o português tinha as vias respiratór­ias bloqueadas e precisou de reanimação. Foi depois levado ao hospital inicial, onde foi operado, sem sucesso.

No inquérito foi ouvido um neurocirur­gião, Daniel Healy, cofundador da organizaçã­o Safe MMA, que disse ter alertado o promotor do combate, César Silva, para preocupaçõ­es com a segurança. Este terá respondido que “o orçamento era limitado e não era possível correspond­er aos padrões de segurança exigidos”.

 ??  ?? João Carvalho
João Carvalho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal