O Jogo

Telles, o lateral de aço

MARATONA Lateral não descansa desde 28 de outubro. Está numa série de 21 jogos completos, mais a primeira parte no Estoril. Sérgio Conceição não abdica dele e, mesmo com algum cansaço, a produção mantém-se. Já vai em 15 assistênci­as

- CARLOS GOUVEIA

Brasileiro vai ser o primeiro elemento do plantel a chegar aos três mil minutos esta época. Influência no jogo da equipa mantém-se. Com o Braga, fez três assistênci­as. Só falhou dois jogos

Alex Telles prepara-se, na partida de amanhã, em Chaves, para chegar aos três mil minutos esta temporada (só três jogadores em Portugal passaram essa barreira: os leões Coates e Rui Patrício e o guerreiro do Minho Matheus).M ais impression­ante do que essenú mero, porém,éa sequência de jogos que o lateral leva: são 21 seguidos a titular e sem ser substituíd­o, mais a primeira parte do jogo como Estoril (1935 minutos nas pernas sem parar). Dito de outra forma, desde 28 de outubro que não descansa. E a menos que sofra uma lesão ou um castigo, dificilmen­te vai parar até ao final da temporada, uma vez queéo único lateral-esquerdo de raiz no plantel desde que Layún saiu para o Sevilha. Imprescind­ível, portanto.

Alex Telles é um corredor de fundo que tem terminado os jogos esgotado, mas sem que se lhe note uma quebra no rendimento. O JOGO compilou os dadosdo brasileiro no campeonato e percebe-se que ele continua a ser fundamenta­l não só para a solidez defensiva como nas manobras ofensivas. Basta recordar o jogo com o Braga, em que fez três assistênci­as, nove cruzamento­s, participou em seis ataques (entende-se aqui ataque como entrada nos últimos 30 metros) e ainda fez um remate.

O lateral do FC Porto lidera, por exemplo, os rankings oficiais da Liga de mais assistênci­as (8), mais cantos (116) e mais cruzamento­s (119). É ainda o terceiro com mais livres apontados (41). Com 82 por cento de passes certos, o brasileiro tem-se destacado também neste capítulo. Falta-lhe o golo no campeonato, ainda que já tenha festejado esta época, na Liga dos Campeões (Mónaco).

Olhando para os números gerais, Alex Telles está a realizar a melhor temporada da carreira no que diz respeito a assistênci­as: são 15 ao todo (oito no campeonato), contra as dez que assinou na última campanha.

É por estas razões que Sérgio Conceição não abdica dele em campo. Esta época, Alex Telles ficou apenas uma vez fora dos convocados (Lusitano de Évora) e também só se sentou no banco (e de lá não saiu) numa outra ocasião (Leixões, na Taça da Liga). Já na época passada, a primeira no Dragão, a situação foi idêntica, com presença em 45 dos 49 jogos oficiais da equipa. Com uma regularida­de tão grande, Alex Telles será segurament­e um dos ativos do FC Porto mais cobiçados do próximo defeso. Até porque na Europa não há lateral-esquerdo que renda tanto como ele. Encaixe de muitos milhões à vista, pois, se a SAD assim o entender. Ainda por cima, tendo passaporte comunitári­o (Itália), as portas do campeonato inglês abrem-se sem limitações para Alex.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal