O Jogo

“BRAGA CONQUISTAR­Á TÍTULO A MÉDIO PRAZO”

À espera de um V. Setúbal “organizado e mais forte”, apesar da saída de Gonçalo Paciência, o técnico Abel Ferreira quer transforma­r em “realidade” o “sonho” crescente dos adeptos

- PEDRO ROCHA

Afastando o sentimento de vingança do reencontro com os sadinos, que já somam duas vitórias nesta época com o Braga, Abel Ferreira entende que a equipa deve ser desta vez mais eficaz na finalizaçã­o

Descolar do quarto lugar, no sentido ascendente, continua a ser uma manobra complexa para o Braga. Após a derrota no Dragão, diante do FC Porto, os arsenalist­as estão a sete pontos do pódio, mas Abel Ferreira não desiste de acreditar numa classifica­ção superior. “Ainda falta muito campeonato. Estamos com 15 elementos novos que começam a perceber a ambição da estrutura e do clube e, por outro lado, saíram jogadores como Alan, Pedro Santos, Rui Fonte e Mauro, entre outros, que também demoraram a ganhar um título. Sabemos o que queremos e que este é o caminho. Estamos a construir uma equipa”, vincou, assumindo a intenção de ser “audaz” no que diz respeito a objetivos. “A médio prazo, esta equipa conquistar­á um título para os nossos sócios e adeptos, e isso requer muito foco, exigência e superação, assim como sermos mais fortes individual e coletivame­nte. Aí estaremos mais perto de tornar um sonho realidade”, comentou.

O próximo teste às capacidade­s da equipa chama-se V. Setúbal e não inspira boas recordaçõe­s. Em duas visitas nesta época ao Bonfim, o Braga sofreu outras tantas derrotas, para a Liga e Taça da Liga, mas Abel aposta numa resposta à alturanaPe­dreira.“Vingança? De maneira nenhuma, não nos revemos nesse tipo de sentimento­s. É apenas um desafio grande para nós, perante uma equipa bem organizada, que tem criado muitas dificuldad­es aos grandes. Vem de uma série de resultados sem perder e por isso está criado

Abel Ferreira

um cenário de dificuldad­e”, estimou, certo de que o regresso de Gonçalo Paciência ao FC Porto não fragilizou os sadinos. “Como disse o José Couceiro, que foi o meu último treinador enquanto jogador e que admiro muito, a equipa está mais equilibrad­a e segurament­e estará mais forte. Temos é de ser fiéis, intensos, organizado­s e jogar para vencer”, apontou.

Dos jogos perdidos pelo Braganosdo­isprimeiro­s“rounds” com o V. Setúbal, Abel Ferreira retirou, de resto, conclusões muito concretas: “O Vitória cria sempre dificuldad­es aos três grandes, prepara muito bem a estratégia de jogo. Teremos de ser mais eficazes, dinâmicos e intensos. As primeiras oportunida­desdessasp­artidas foram nossas e teremos de aproveitar bem isso.” Sobre o onze, não entrou em pormenores, abstendo-se de confirmar se Marcelo Goiano poderá render Diogo Figueiras na direita da defesa. “Não vou revelar a estratégia... Tenho a certeza de que somos segurament­e a equipa que mais minutos tem distribuíd­os pelos jogadores. Somos um plantel equilibrad­o, somos uma equipa que valoriza os jogadores e segurament­e que o onze de amanhã [hoje] vai ser diferente. Para cada jogo, escolho os melhores, os que me dão mais probabilid­ades de ganhá-lo.”

A tentação de poupar jogadores para o jogo de quintafeir­a frente ao Marselha, para a Liga Europa, será por isso nula. “Tenho de ser coerente com o que faço: escolho os melhores para cada jogo. Confio em todos. Quando chegar o jogo seguinte, delinearei a estratégia adequada”, apontou.

“As primeiras oportunida­des no Bonfim foram nossas” “Poupanças? Tenho de ser coerente: escolho os melhores para cada jogo”

Treinador do Braga

 ??  ?? Abel Ferreira está a construir, em Braga, uma equipa que possa lutar por títulos
Abel Ferreira está a construir, em Braga, uma equipa que possa lutar por títulos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal