O Jogo

Couceiro convidado a quebrar a tradição

No Bonfim, não faltam boas memórias do Braga. Na Pedreira, já lá vai uma década sem vencer. A boa notícia é que este treinador sabe a receita

- CARLOS LOPES

As histórias das visitas dos sadinos à Pedreira incluem apenas um par de vitórias, ambas por 2-3. O primeiro treinador a saborear o triunfo foi precisamen­te José Couceiro. O outro foi Carlos Carvalhal

O Vitória de Setúbal tentará hoje, pela oitava vez na sua história, vencer o Braga no Minho. As equipas já se defrontara­m em 53 ocasiões para o campeonato principal e só por sete vezes os sadinos conseguir regressar a casa com o triunfo na bagagem. Nas restantes 46 partidas, 12 terminaram empatadas e, nas restantes, os da Pedreira levaram a melhor.

Curiosamen­te, um dos últimos triunfos dos sadinos em Braga foi na temporada de 2004/05, altura em que o Vitória de Setúbal era orientado por José Couceiro, que atualmente comanda o plantel. Nessa época, a equipa vitoriana venceu em Braga por 3-2, com golos de Jorginho, Manuel José e Ricardo Chaves. Também na é poca de 2 007/08, sob a liderança de Carlos Carvalhal, os sadinos repetiram o resultado, naquele que é o último triunfo fora dos verdes e brancos sobre a equipa minhota até aos dias de hoje.

Na presente temporada, esta será a terceira vez que as equipas se vão defrontar. Já se encontrara­m, por duas vezes, no Estádio do Bonfim, embora em competiçõe­s diferentes, para o campeonato e na Taça da Liga, e em ambas as partidas o triunfo sorriu à equipa da casa por 2-1. Numa alusão a esses anteriores encontros, José Couceiro mostrou-se cauteloso e limitou-se a afirmar que os desafios têm sempre histórias diferentes. “Enquanto no jogo da Taça da Liga o Braga jogava tudo para chegar a uma final-four que ia ser disputada no seu estádio, no do campeonato as caracterís­ticas eram diferentes. Parece-me que no do campeonato fomos mais felizes do que no da Taça da Liga”, recordou.

José Couceiro realçou as qualidades do adversário que vai ter pela frente e, fiel à teoria segundo a qual cada desafio tem uma história diferente, antecipou grandes dificuldad­es. “O Braga tem um excelente plantel, tem um bom treinador, que tem feito a equipa acreditar no seu processo; a equipa tem tido qualidade e continua nas provas europeias. Vamos sempre sentir dificuldad­es, em qualquer circunstân­cia. Por isso, o histórico de termos duas vitórias esta época a mim não me diz nada”, sustentou o treinador da equipa setubalens­e, que ontem seguiu para Norte e, à tarde, já treinou em Lousada.

 ??  ?? Nesta temporada, os pupilos de Couceiro já bateram duas vezes o Braga
Nesta temporada, os pupilos de Couceiro já bateram duas vezes o Braga

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal